CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Novo número da Revista Formação e Prática Docente traz trabalhos de outros estados

21-10-2020

A Revista Formação e Prática Docente é uma publicação acadêmica com periodicidade anual, cujo objetivo é a divulgação de pesquisas e de experiências teórico-práticas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e de outras Instituições de Ensino Superior. Quando foi lançada, em 2016, pela Editora Unifeso, a publicação tinha como principal característica discutir a formação e a prática docente no âmbito institucional. Porém, a revista ganhou visibilidade do público externo e, neste quarto número, traz trabalhos de autores de outros estados.

Trata-se de um periódico na área da educação aberto a contribuições de docentes, pesquisadores e discentes, selecionadas segundo critérios de qualidade e colaboração, por meio de avaliações e revisões dos consultores ad hoc, para o aprofundamento no campo da formação e prática docente. “A revista surge em um contexto de mudanças na formação superior nos cursos de licenciatura através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que introduz os estudantes dentro do espaço escolar, possibilitando uma relação teoria e prática desde os primeiros períodos. Isso possibilitou ao estudante problematizar a prática e reconstruí-la do ponto de vista teórico”, explica o professor Luiz Antonio de Souza Pereira, editor-chefe da publicação.

A revista é dividida em três estruturas: artigos, relatos de experiência e resenha. O número atual traz o trabalho da Sueli Rolão, egressa do curso de Pedagogia do Unifeso, que discute a educação brasileira e a escala de valores. Outro artigo muito interessante é o da professora Carmem Lúcia Quintana sobre design instrucional, com exemplos de experiências vividas pela autora.

“Trata-se de uma revista bastante eclética e democrática, com a colaboração de doutores, mestres, graduados e graduandos. Por isso, nesta edição, temos também um trabalho de graduandos da Universidade Federal Rural do Estado do RJ (UFRRJ)”, conta o professor Luiz Antonio. Ele ressalta que, apesar de não ser uma publicação estratificada no Qualis, há dois artigos de fora do estado. “É com enorme satisfação que percebemos a revista ganhando uma dimensão e uma visibilidade para fora da instituição”, conclui.

Leia o último número da revista aqui.

Por Juliana Lila

Outras Notícias





Atendimento On-line