Unifeso - O amor e o respeito à vida: 25ª Semana de Enfermagem Integrada do HCTCO/Unifeso mobiliza estudantes e colaboradores da área

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




O amor e o respeito à vida: 25ª Semana de Enfermagem Integrada do HCTCO/Unifeso mobiliza estudantes e colaboradores da área

19-05-2022

"Escolhi a Enfermagem porque amo e respeito a vida". Esta foi a frase que estampou, literalmente, a camisa de estudantes, enfermeiros, técnicos, professores e demais colaboradores das unidades da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Unifeso), que atuam e/ou estão engajados com o trabalho da enfermagem, durante o evento realizado nos dias 12, 13 e 14 de maio: a 25ª Semana de Enfermagem Integrada do HCTCO/Unifeso e a 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn). 

Na programação, as enfermeiras do Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO) foram convidadas pela Diretora de Enfermagem da unidade, Adriana Coutinho, para um almoço especial, servido em diferentes dias para contemplar a todas as plantonistas. Como em todos os anos, a Diretora expressou sua alegria e gratidão pela realização do evento e indagou o tema da semana: Que lições aprendemos no contexto pandêmico pela Covid-19? 

"Foi o tema central da Semana e são muitas as respostas, mas, um grande aprendizado, diante de um cenário que já vitimou mais de 665 mil pessoas no Brasil, é que nós, profissionais de Enfermagem, formamos o maior grupo de atuantes na área da saúde no Brasil.  A nossa atuação se mostrou e nos fez tornar ainda mais relevante e necessária a assistência à saúde.  Cumprimos o protagonismo no combate à pandemia, atraindo a atenção em todo o mundo. Afinal, fomos nós que estivemos, e que estamos, em contato direto com os pacientes, por mais automatizados que possamos ser, o cuidado jamais será dissociado do olhar, do toque ou do calor humano, tão peculiares da nossa profissão", respondeu Adriana. 



A enfermeira Ana Paula Vieira dos Santos Esteves foi convidada para ministrar a palestra " A Enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19 - quais lições aprendemos?", transmitida de forma virtual, no dia 12 de maio. 



No dia 13, "De estudante para estudante: vamos conversar sobre a formação do Enfermeiro? Se liga na Liga de Enfermagem!" voltou os holofotes para os estudantes do curso de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). 

No dia 14 de maio foi a vez do Unifeso ir a campo e participar do evento "Enfermagem na Praça: saúde Terê", realizado na Praça dos Expedicionários, no Bairro de São Pedro. 



De acordo com a professora Selma Vaz Vidal, coordenadora do curso de Enfermagem do Unifeso, o evento teve como objetivo debater sobre quais lições foram aprendidas pela Enfermagem, no contexto da pandemia pela Covid-19, analisando as modificações impactantes para a enfermagem diante do contexto pandêmico; conhecendo como a enfermagem enfrentará os desafios no contexto pós-pandêmico nas dimensões do ensino, da assistência e gestão à saúde, pesquisa e extensão; e identificando no campo da enfermagem as contribuições e os desafios na construção e consolidação dos sistemas de saúde no mundo, e em especial, o Sistema Único de Saúde brasileiro.



Por Giovana Campos









 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.