CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Pandemia traz maior demanda por profissionais especializados em Emergência e Alta Complexidade

05-08-2020

A pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeros desafios para a área da Saúde. Um deles foi encontrar número suficiente de profissionais capacitados em Emergência e Alta Complexidade (CTI/UTI). O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) é a única instituição da Região Serrana com curso presencial de pós-graduação em Enfermagem em Emergência e Alta Complexidade e está com inscrições abertas para início no segundo semestre de 2020.

O curso de especialização em Enfermagem em Emergência e Alta Complexidade é uma importante ferramenta para instrumentalizar os enfermeiros para um cuidado diferenciado, preparando-os para atuar nos diversos ambientes de atendimento de urgência e emergência e de alta complexidade (CTI/UTI), uma vez que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente quanto à qualificação e a versatilidade do profissional enfermeiro. Tal fato é ainda mais importante nos ambientes em que a vida do indivíduo está em risco iminente, onde os avanços tecnológicos são muitos e variados, gerando a necessidade da enfermagem acompanhar técnica e cientificamente esses avanços.

“Há 5 anos coordenamos este curso com excelente sucesso em relação aos egressos, com absorção deles pelas unidades de saúde da região. O advento da pandemia, e o aumento crescente da necessidade de leitos de UTI, fez também com que crescesse a necessidade de profissionais especializados nessa área. Vimos que muitas unidades foram abertas e, infelizmente, não havia contingente profissional suficiente habilitado e capacitado para atender a população, isso de modo geral e não só aqui na cidade”, explica a professora Fernanda Avellar, coordenadora do curso.

Os professores que ministram o curso estão na linha de frente das principais redes de saúde do Rio de Janeiro, tanto em emergências quanto em unidades de terapia intensiva. “São profissionais que estão na linha de frente no pré-hospitalar e no intra-hospitalar, então têm uma experiência não só teórica, mas prática, de vivência real, tanto da prática assistencial quanto no uso das tecnologias de ponta. Isso faz com que a troca de experiência com os alunos fique muito mais enriquecida”, destaca Fernanda.

A professora lembra que o profissional enfermeiro habilitado precisa estar pronto não só dentro da terapia intensiva, mas em qualquer área da assistência à saúde. “A nossa pós-graduação tem essa ênfase: especializar o enfermeiro para o atendimento ao paciente grave, que pode estar presente em qualquer área de assistência à saúde. Cada vez mais percebemos que a melhora da qualidade da assistência está atrelada à especialização do profissional enfermeiro”, enfatiza Fernanda. 

Cursos de pós-graduação com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições do processo seletivo de ingresso para Pós-Graduação Lato Sensu do Unifeso, para início no segundo semestre de 2020. O candidato deve se inscrever no curso de seu interesse, sem ônus, pelo site, até dia 31 de agosto.

São três cursos oferecidos, todos quinzenais: Enfermagem em Emergência e Alta Complexidade; Ortodontia Straight Wire MBT; e Perícias Judiciais e Ambientais de Auditorias. O processo seletivo será on-line, por um link que será enviado pela Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão para o candidato. Será considerado, para fins de acesso ao curso pretendido, o resultado obtido mediante a análise curricular e a entrevista. O candidato deve agendar dia e horário para a realização da entrevista.

Por Juliana Lila

Outras Notícias





Atendimento On-line