Unifeso - PET-Saúde Interprofissionalidade Unifeso completa um ano de atividades

PET-Saúde Interprofissionalidade Unifeso completa um ano de atividades

04-06-2020

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade Unifeso está completando um ano de atividades. Tudo começou, na verdade, em 2018, quando o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) ficou entre as dez instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro, com curso de Medicina, que tiveram o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) aprovado. O edital aceitou a submissão de projetos de educação interprofissional.

Como uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento da atenção básica e da vigilância em saúde, de acordo com os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde - SUS, o PET-Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores e estudantes de graduação da área da saúde, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, em implementação no país desde 2005.

Entretanto, as atividades começaram em março do ano passado (2019), quando aconteceu a primeira reunião ampliada com coordenadores de grupo, tutores, preceptores e estudantes. No mês seguinte foi a vez do primeiro encontro com os cinco Grupos de Trabalho (GT) e início da visita de campo, seguindo depois com a visita ao campo de prática Fazenda Ermitage.

Em junho, aconteceu o 1º Seminário PET-Saúde Interprofissionalidade do Unifeso (confira aqui), cujo tema foi Territórios, mapas e cartografias. O ano seguiu com muito trabalho. Em agosto iniciou a preparação dos artigos e trabalhos para o Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem) e o Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (IV Confeso).

O Confeso aconteceu em setembro, quando os integrantes do PET-Saúde expuseram suas vivências (confira aqui). Além da mostra de “Experiências e Sensibilidades do PET-Saúde do Unifeso: O Que Vivemos na Fazenda Ermitage”, as experiências e os saberes em educação foram compartilhados em uma mesa redonda do PET-Saúde do Unifeso.

Em outubro os grupos do PET-Saúde participaram do 56º Cobem e realizaram as narrativas de prática.

O 2º Seminário do PET -Saúde Interprofissionalidade (confira aqui) aconteceu em novembro, com narrativas de imersão. Para encerrar 2019, dezembro foi o momento das avaliações e organização do portifólio.

Este ano de 2020 começou a todo vapor, com web conferência, ida ao campo, reuniões presenciais, construção de portifólio e narrativas para livro, atividades na Fazenda Ermitage, e leitura de artigos sobre educação interprofissional. Com a pandemia devido ao Covid-19, em março as reuniões se mantiveram mas de maneira remota. Neste período também aconteceram ações de construção coletiva e remota de atividades do curso para docentes, a construção de informativos sobre a Covid-19 e ações solidárias na Fazenda Ermitage (confira aqui).

Saiba mais

O PET-Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade, e é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, Secretaria de Atenção à Saúde – SAS e Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS, do Ministério da Saúde e a Secretaria de Educação Superior – SESU, do Ministério da Educação.