Unifeso - PET-Saúde: Unifeso e Secretaria Municipal de Saúde desenvolvem material com orientações para enfrentamento ao Covid-19

06-04-2020

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis estão orientando os moradores do conjunto habitacional Fazenda Ermitage sobre medidas de prevenção e enfrentamento no combate ao novo coronavírus. A ação faz parte do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde/ Interprofissionalidade, um projeto do Ministério da Saúde.

Foram produzidos vídeos e confeccionados informativos sobre a pandemia com temas para crianças e adultos e sobre saúde mental. Trata-se de uma iniciativa interprofissional, envolvendo estudantes dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Medicina Veterinária, além de docentes e preceptores que trabalham nas unidades básicas de saúde do Município.

“Essa experiência de construção coletiva remota favoreceu a prática interprofissional e o aprendizado sobre educação interprofissional no ato de fazer, de pensar, de ser e de aprender, ou seja, é a educação pelo ato da prática, do trabalho, direcionado pelo PET-Saúde”, disse a professora Mariana Arcuri, coordenadora geral do PET-Saúde Unifeso e diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Entenda o programa

O Unifeso está entre as dez instituições de ensino do Brasil, com curso de Medicina, que tiveram o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) aprovado em 2018. Instituído pelas Portarias GM/MS n° 421 e n° 422, de 3 de março de 2010,  o programa constitui iniciativa do Ministério da Saúde para qualificação dos profissionais da saúde, em conjunto com a formação de estudantes de graduação da área da Saúde em ações de práticas de iniciação ao trabalho.

O PET-Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social. Como uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento da atenção básica e da vigilância em saúde, de acordo com os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde - SUS, o PET-Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores e estudantes de graduação da área da saúde, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, em implementação no país desde 2005.