Unifeso - Podcast sobre Lombalgia: sua classificação e diagnóstico diferencial

Podcast sobre Lombalgia: sua classificação e diagnóstico diferencial

05-05-2021

Lombalgia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, "é a dor que ocorre na região lombar inferior, um problema comum que afeta mais pessoas do que qualquer outra afecção, sendo a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais, só perdendo para o  resfriado comum".

A entidade aponta ainda que entre 65% e 80% da população mundial desenvolvem dor na coluna em alguma etapa de suas vidas, mas na maioria dos casos há resolução espontânea.

O assunto é o tema da semana do podcast Unifeso, com o professor Mario Castro. Ele apresenta a importância epidemiológica da condição, apresentando a sua classificação e diagnóstico diferencial, discutindo ainda a enorme relevância dos chamados red flags (sinais de alarme) para o reconhecimento dos pacientes que exigem investigação diagnóstica específica. Por fim, discute mais detalhadamente algumas condições associadas à ocorrência de lombalgia, em particular a hérnia de disco e as espondiloartrites.

Confira aqui.