Unifeso - Por dentro da CPA: Unifeso tem comissão para avaliação institucional

Por dentro da CPA: Unifeso tem comissão para avaliação institucional

23-02-2021

Sabia que o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) tem uma comissão específica de autoavaliação? A Lei nº 10.861, de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), determina que em cada instituição de educação superior (IES) haja uma Comissão Própria de Avaliação, também chamada de CPA. Ela tem, dentre suas atribuições, planejar, organizar e promover os processos internos de avaliação institucional e dos cursos superiores ofertados. No Unifeso, a existência da CPA antecede essa determinação legal.

A CPA do Unifeso é uma comissão autônoma, formada por representantes dos diversos segmentos que constituem a comunidade acadêmica (professores, estudantes e técnico-administrativos) e também por membros da sociedade civil. "A CPA tem como principal finalidade realizar e acompanhar o processo de autoavaliação institucional. Para isso, realiza pesquisas que são utilizadas como norteadoras para construção do plano de desenvolvimento do Unifeso”, explica a professora Vivian Paim, coordenadora da CPA.

Vivian conta que as pesquisas da CPA possuem um processo dinâmico de caráter ativo, proporcionando o aprimoramento dos processos de gestão e planejamento, assim como o fortalecimento do Unifeso. O programa de autoavaliação institucional coordenado pela CPA abrange graduação e pós-graduação e contempla vários projetos, dentre eles a Avaliação Docente, o Teste de Progresso e a pesquisa CPA.

Quer saber mais sobre o trabalho desenvolvido pela CPA? Acesse aqui.