Unifeso - Pós-graduação do Unifeso insere estudante na Ortodontia Digital

Pós-graduação do Unifeso insere estudante na Ortodontia Digital

21-06-2022

Lembra dos moldes de gesso utilizados pelos protéticos para iniciar o tratamento ortodôntico? Isso ficou no passado. Hoje a tecnologia é uma superaliada da área da Ortodontia, facilitando o trabalho do cirurgião-dentista e oferecendo ao paciente uma mostra antecipada e realística do resultado de seu tratamento.

Para inserir o cirurgião-dentista nessa realidade tecnológica, o curso de pós-graduação em Ortodontia Straight Wire (MTB) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) traz um diferencial: um módulo inteiro de Ortodontia Digital. “Existe uma curva de aprendizado grande em relação ao que era feito anteriormente para entrar no mundo da ortodontia digital. Nosso curso tem um módulo inteiro sobre o tema, em que abordamos o escaneamento da arcada dentária, seus benefícios, as impressões 3D, inclusive trabalhamos com essas impressões, e os aparelhos são confeccionados em cima desses modelos 3D. O aluno aprende sobre os alinhadores, a trabalhar com o software e desenvolver o tratamento com os alinhadores invisíveis. E a parceria que temos com a Invisalign, a maior empresa de alinhadores do mundo, também é um diferencial”, explica o professor Renato Heringer, do curso de pós-graduação em Ortodontia.

Em abril deste ano, os estudantes participaram de uma apresentação do escâner odontológico iTero 5D, um aparelho de última geração. Na ocasião, um técnico explicou todas as funções do equipamento e as possibilidades de trabalho. “Segundo as pesquisas é considerado o melhor escâner intraoral do mundo. A grande vantagem é que ele dispara seis mil fotos por segundo, então a qualidade do arquivo é excelente. É um dos melhores arquivos que se tem para trabalhar”, explica o professor.

Mauricio Pinheiro é estudante do curso e dono de uma franquia de ortodontia em Rio das Ostras (RJ), ele disse que está gostando da pós, principalmente por conta do acesso à tecnologia. “Temos os mais modernos meios de aprendizado, inclusive o iTero, que é uma tecnologia de ponta, norte-americana, que custa mais de R$ 200 mil. É um scanner intraoral digital que capta, com muita nitidez, todas as imagens odontológicas e facilita o nosso aprendizado de forma muito satisfatória”, enfatizou.

Segundo o professor Renato, outra vantagem do equipamento é o software. É possível mostrar todos os contatos de oclusão do paciente em escala de cor e simular o tratamento ortodôntico, mostrando o que será alterado na posição dentária. Outra ferramenta é o timelaps, que sobrepõe os arquivos de escaneamento feitos ao longo do tratamento e indica se há desgaste do esmalte, retração da gengiva ou movimentação dentária, permitindo um controle absoluto do tratamento.

“Trata-se de um scanner desenvolvido para a ortodontia, mas a grande evolução dele também é na parte restaurativa. O molde é feito em impressora 3D e o protético trabalha em cima da impressão. Isso aumenta muito a precisão, a velocidade do tratamento e o fluxo do trabalho muda completamente”, destaca o professor.

Pós com inscrições abertas

Começou o prazo de inscrição no processo seletivo para o curso de pós-graduação Lato Sensu em Ortodontia Straight Wire (MTB) do Unifeso, para ingresso ainda neste ano. Os encontros presenciais acontecem quarta, quinta e sexta-feira, uma vez por mês. São ofertadas 12 vagas por turma, e a duração do curso é de 30 meses.

Para se inscrever, basta acessar o site, preencher a ficha cadastral e enviar os documentos solicitados no edital (confira aqui). A taxa de inscrição é de R$ 80,00. O Processo Seletivo será através de análise curricular e, se necessário, poderá ser solicitada entrevista com o candidato.