Unifeso - Prêmio Unifeso de Incentivo a Ideias Inovadoras 2019: vencedores visitarão Fábrica de Startups, no Rio

18-12-2019

Projetos inovadores do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) foram premiados, no dia 11 de dezembro, em cerimônia realizada no campus Antonio Paulo Capanema de Souza. Os vencedores do Prêmio Unifeso de Incentivo a Ideias Inovadoras 2019 foram certificados e, além de troféus, receberam valores simbólicos em dinheiro.

Foram premiados projetos em três categorias: Docentes, Discentes e Técnico-Administrativo (confira abaixo a classificação). Os trabalhos passaram pelo crivo de três avaliadores convidados: José Carlos Costa da Silva Pinto, professor Titular do Programa de Engenharia Química da COPPE, UFRJ; Michele Mendes Hiath Silva, diretora de Planejamento do Unifeso; e Sergio Ricardo Yates dos Santos, assessor da diretoria de Tecnologia e Inovação da Faperj.

Os vencedores foram convocados a participar de uma visita à Fábrica de Startups, no Rio de Janeiro. Consultores e mentores darão feedback sobre os trabalhos, além se ser uma oportunidade de fazer networking. “Queria agradecer o compartilhamento das ideias inovadoras com a instituição. Aqui é uma sementeira, é um espaço onde jogamos a semente, mas o tamanho do que vai nascer está nas mãos de vocês. O que vai sair das ideias inovadoras depende muito do investimento que cada um vai fazer no seu trabalho. Podem contar com a gente, porque é do nosso interesse que essas ideias cresçam, deem frutos, fiquem fortes”, disse Elaine Maria de Andrade Senra, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

O professor José Roberto Andrade, assessor técnico do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Unifeso, lembrou que o projeto do professor Bruno de Andrade, vencedor do prêmio no ano passado, está sendo acelerado dentro da Fábrica. “É uma startup de serviços offshore, que está recebendo o suporte da Fábrica durante todo o período de aceleração, que é de 20 semanas”, destacou.

Projetos na área da Saúde foram, mais uma vez, os que levaram a maior quantidade de troféus. “Nós, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), estamos muito orgulhosos, porque conseguimos emplacar vários vencedores. Quando falamos de inovação, pensamos muito em outras áreas. Portanto, é um movimento grande para a área da Saúde, mostrar como um experimento ou uma pesquisa podem ser aplicados como uma inovação”, falou o professor André Vianna Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária.

Leandro de Oliveira Costa, professor dos cursos de Medicina e de Ciências Biológicas, ressaltou que iniciativas, como a do Prêmio Unifeso de Incentivo a Ideias Inovadoras, promovem a criatividade. “Há 30 anos seria impossível pensarmos em um professor formado em uma área que se aventurasse em outra. O conhecimento era muito fixo. Hoje os professores perpassam por muitos lugares, e acho que os cursos ainda têm dificuldade em formar pessoas para o mundo atual, em que o conhecimento é fluido demais. Uma proposta como a desse prêmio tira as pessoas do conforto de sua área-mãe e faz com que tenham que pensar em interrelação, em outros conhecimentos. Hoje em dia é necessário saber ser criativo e esse prêmio induz e traz a criatividade”, concluiu.

Flávio de Carvalho Oliveira levou o primeiro lugar na categoria Técnico-Administrativo, com o projeto “Acessibilidade e relacionamento socioambiental em Parques Ambientais com o aplicativo de celular Fauna à Mão”. Ele agradeceu a oportunidade que o Unifeso ofereceu e ressaltou a importância do Prêmio. “Trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI), mas minha primeira formação é em Engenharia Ambiental. Poder exercer algo dentro do que eu estudei e integrar com o meu trabalho atual foi uma oportunidade única. Essa iniciativa da instituição é muito importante para alimentar ideias e abrir novos horizontes”, disse.

Prêmio Unifeso de Incentivo a Ideias Inovadoras 2019

Categoria Discente

1º lugar: Lucas Resende de Andrade da Cunha - Sistema de gotejamento para otimização e redução do consumo de água na agricultura

2º lugar: Laryssa Itaborahy de Oliveira - Projeto D.A.S – Dispositivo de Alarmes para Surdos