Unifeso - Presencial ou virtual: eventos do Ceso seguem como um grande diferencial do colégio

21-01-2021

Mesmo em um ano de pandemia, em que manter o distanciamento físico foi necessário, os tradicionais eventos do Ceso continuaram fazendo sucesso no formato virtual. Como muitas pessoas demonstram interesse por estas atividades lúdicas e integradoras, vamos relembrar estes acontecimentos promovidos pelo colégio. Atividades estas que se tornaram um dos grandes diferenciais do trabalho das equipes pedagógicas do Ceso, no processo de ensino-aprendizado de seus estudantes, e que são tão importantes que nem os efeitos da pandemia tiraram as suas essências e objetivos.

As fotos são de arquivo, ilustrando os anos de atividades presenciais, na esperança de que tudo volte logo ao normal. Enquanto isso, a equipe pedagógica segue se reinventando e capacitando para atender todas as necessidades que o momento pede, mantendo a qualidade do ensino e a socialização entre os integrantes desta grande família Ceso.

E quem já é estudante do Ceso, vai ficar com o coração apertado de saudades ao relembrar estes momentos tão especiais. E quem ainda não veio para o Ceso, tem até o dia 29 de janeiro para se matricular, e ainda ganhar a bolsa de 25% para ingressantes. Saiba mais.

Tarde de autógrafos

Mesmo vivendo um período incomum, em razão da disseminação mundial do Coronavírus, com a paralisação das aulas presenciais, o colégio manteve o desenvolvimento do projeto Tarde de Autógrafos, em parceria com a Estante Mágica, que acontece todos os anos nas turmas do 1º e 5º ano, quando cada aluno escreve e ilustra o próprio livro.

“Ao incentivarmos a leitura e a escrita, em um momento ímpar como este, continuamos a promover a formação contínua dos nossos alunos, estimulando habilidades socioemocionais e a união das famílias em um movimento de apoio e incentivo ao protagonismo apresentado em nossa Tarde de Autógrafos onde encantaram e emocionaram pelo capricho e dedicação com que escreveram suas histórias mágicas”, justifica a professora Adriana Lopes Viana, coordenadora do Fundamental I.

Feira de Ciências

Com o objetivo de contribuir na manutenção do vínculo entre nossos estudantes, o Ceso procurou se reinventar e adaptar algumas atividades tradicionais da escola para o formato on-line, como foi o caso da Feira de Ciências, que recebia todo ano, presencialmente, familiares e amigos para assistir as experiências desenvolvidas pelos estudantes e que, no novo formato, via web, continuaram podendo prestigiá-los através de um espaço virtual na nossa plataforma, criado, especialmente, para esse evento.

“Foi uma experiência nova, muito produtiva e gratificante. A parceria com as famílias foi essencial, fazendo com que a nossa Feira fosse um sucesso de inovação, criatividade e interação!”, vibra a professora Regina Célia Rossado Pereira, coordenadora da Educação Infantil.

Oficina de Robótica

“Participar da oficina de robótica, iniciada em 20 de agosto, e da OBR em 2020 foi um desafio e tanto considerando as dificuldades decorrentes da pandemia. A princípio foi necessário adaptar os encontros para não só respeitar o distanciamento social, mas para também se adequar a nova forma de competir, através do simulador virtual sBotics. Para isso, foi usado o Discord, aplicativo que permite realizar chamadas de voz e vídeo, transmissões de tela e a criação de servidores, ou grupos, que facilitam o contato entre os membros e a organização de informação”, conta o ex-aluno Bernardo Rodrigues, agora estudante de Ciência da Computação do Unifeso. Segundo ele, mesmo as atividades não sendo calorosas e agitadas como nos anos anteriores à pandemia, “os momentos cheios de emoção ao ver o robô seguir o percurso continuaram os mesmos”, contou.

A atividade tem o objetivo de aprimorar o raciocínio lógico dos estudantes, através do suporte de professores e acadêmicos do curso de Ciência da Computação do Unifeso, e os preparam para participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Festa Junina

A Festa Junina é um dos eventos mais esperados do ano na escola, por isso, para não deixar de celebrá-la, mesmo com a pandemia do Coronavírus, o Ceso promoveu na plataforma uma Festa Junina Virtual, com o objetivo principal de manter a tradição e fazer com que as crianças e suas famílias pudessem ter memórias afetivas deste período de quarentena, auxiliando os estudantes a passarem por essa ausência da escola de uma forma mais leve, divertida e significativa.

“Para envolver as crianças na preparação da festa, cada uma em sua casa, as professoras trabalharam a temática junina, em atividades on-line, com receitas,  músicas, brincadeiras e decoração típicas da época. Foi um momento de muita alegria, descontração e prazer!”, relembrou a professora Regina.

Show de talentos

Com o slogan “O seu talento é um show!”, o Show de Talentos 2020 foi realizado no dia na forma virtual, com os objetivos principais a valorização da capacidade criativa e o desenvolvimento das habilidades artísticas dos alunos do Fundamental I, proporcionando momentos de lazer e descontração, fortalecendo a integração dos alunos, revelando talentos e propiciando a divulgação de suas competências artístico-culturais.