Unifeso - Professora Denise Monteiro toma posse na Academia de Medicina do Rio de Janeiro

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Professora Denise Monteiro toma posse na Academia de Medicina do Rio de Janeiro

03-11-2022

No dia 20 de outubro, em cerimônia realizada no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, a professora titular do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) Dra. Denise Maia Leite Monteiro tomou posse como membro da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ). Ela passou a ocupar a cadeira 16, cuja patronesse é a Dra. Anna Lydia Amaral, a primeira mulher no Brasil a assumir a direção de um hospital do antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social.

“Ingressar na Academia de Medicina do Rio de Janeiro é um marco na minha trajetória acadêmica, caracterizada pela dedicação ao ensino, à pesquisa e à assistência”, disse em seu discurso. A professora destacou ainda que é a 18ª mulher a ocupar cadeira na AMRJ, a primeira professora titular de Obstetrícia da UERJ e a primeira titular de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). "Sinto-me feliz em me tornar membro titular desta Academia. Agradeço a todos os acadêmicos a confiança em mim depositada e a acolhida carinhosa. Espero corresponder às expectativas! A Academia de Medicina do Rio de Janeiro está atenta às transformações do mundo e percebeu a importância do papel da mulher na sociedade", declarou a Dra. Denise, finalizando sua fala com uma frase da poetisa Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

A Dra. Denise Monteiro possui doutorado e mestrado em Ciências - Área da Saúde da Criança e da Mulher, pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF).

É professora titular de Obstetrícia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professora titular de Ginecologia e Obstetrícia do Unifeso e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UERJ. É vice-presidente da Associação Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (SOGIA-BR), secretária da Comissão Nacional Especializada de Ginecologia Infanto-Puberal da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO); presidente da Comissão de Ginecologia Infanto-Puberal da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (SGORJ); membro da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do CREMERJ desde 2018; e foi membro da Câmara Técnica Assessora de Prevenção da Gravidez na Adolescência do Ministério da Saúde (julho de 2021 a março de 2022). É líder de três grupos de pesquisa certificados no diretório do CNPq: Infecções em Obstetrícia, Gravidez na Adolescência e Doenças Autoimunes e Trombofilias na Gravidez e, no momento, está finalizando a 3ª edição do e-book Rotinas Hospitalares HUPE – Obstetrícia e a 2ª edição do livro físico do mesmo título.

Em 2009 recebeu certificado como "Reconhecimento pelo pioneirismo, criatividade e compromisso do seu trabalho de atenção à saúde dos adolescentes na Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro". No Unifeso, ficou entre os finalistas em quatro edições do Prêmio Unifeso de Incentivo à Produção Acadêmica.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.