Unifeso - Projetos de Extensão abrem portas para novas possibilidades e descobertas

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Projetos de Extensão abrem portas para novas possibilidades e descobertas

06-02-2020

Conectar o universo acadêmico com a comunidade, formar grupos de estudo para pesquisas e desenvolvimento de projetos; dar a oportunidade ao estudante de se situar na profissão e ter a certeza que está caminhando na direção certa. Estas são algumas das vantagens para os acadêmicos que vão além da sala de aula e buscam pelas chamadas atividades de extensão. 

Para o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), a extensão é uma prática que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, sendo reconhecida em sua dimensão acadêmica como ação de impacto na formação do estudante e na construção do conhecimento. Além disso, é uma possibilidade do acadêmico abrir os horizontes para diversas possibilidades que podem inserir o futuro profissional em seu mercado de trabalho. 

A professora Marina Moreira Freire, do curso de Medicina do Unifeso, coordenou nos últimos anos (2018-2019), dentro do Plano de Iniciação Científica e Pesquisa (PICPq) do Unifeso, o chamado “Projeto CapacitAÇÃO – Salvar vidas é um papel de todos”. A sua experiência é um exemplo do quanto a inserção do acadêmico em programas extraclasse podem enriquecer a formação. “O projeto foi transformador para mim e acredito que para os acadêmicos, pois tivemos a oportunidade de atuar na defesa dos princípios da atenção integral, do vínculo, da responsabilização, do trabalho multidisciplinar em uma concepção de saúde mais ampla”, avaliou Mariana. 

Entre as ações desenvolvidas com estudantes, o projeto buscou capacitar professores, funcionários e estudantes de escolas dos municípios de Teresópolis e Magé em Suporte Básico de Vida (SBV) e primeiros socorros. “O projeto contou no seu primeiro ano com a participação dos bolsistas extensionistas, Matheus Gaspar da Silva Affonso Pereira e Marianna Alves Molina, além dos alunos voluntários Daniela Dias Gonçalves, Mhariana Trigueiro Dantas Rebello, Philipe Botelho da Fonte, Diego Doczy Morgado, todos do curso de Medicina”, conta a professora. 

No segundo ano, mais três alunos voluntários aderiram à proposta de extensão: Rogério Nunes Barreto, Manuela Silva Perez, Thais de Lima D'Andrea. “Durante o projeto, capacitamos em SBV e primeiros socorros 572 pessoas, entre funcionários, professores e estudantes de escolas de Teresópolis e Magé. As atividades foram realizadas com bastante êxito e mostraram resultados bastante positivos. Observou-se uma grande adesão às propostas da capacitação, tanto dos diretores das escolas, quanto dos alunos, professores e funcionários envolvidos. Acredita-se que o projeto atingiu seu objetivo de capacitar alunos, professores e funcionários de escolas em primeiros socorros e SBV, assim como irá transformar esse público em multiplicador das informações adquiridas”, concluiu a professora. 



Interessados podem se inscrever no PIEx 2020-2021

As inscrições para o Edital de Seleção PIEx 2020-2021 foram prorrogadas até o dia 29 de fevereiro. O Plano está voltado para docentes, discentes e funcionários técnico-administrativo vinculados ao Unifeso no desenvolvimento de ações sistemáticas de Extensão. Saiba mais aqui



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.