Unifeso - Proteger Teresópolis é apresentado para municípios da Região Serrana no I Seminário de Boas Práticas em Defesa Civil

13-07-2021

A Regional de Defesa Civil da Região Serrana promoveu, no dia 1º de julho, o I Seminário de Boas Práticas em Defesa Civil, em Petrópolis. Na ocasião, o projeto Proteger Teresópolis, iniciativa do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, foi apresentado aos órgãos de Defesa Civil e autoridades de seis municípios.

O encontro teve por objetivo compartilhar experiências e debater ideias com intuito de aproximar ainda mais as relações entre o Estado e os municípios da área serra fluminense. Organizado pela Coordenadoria Regional da Defesa Civil, o seminário reuniu, além de Teresópolis, as cidades de Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Carmo, Sapucaia e Sumidouro.

O Proteger Teresópolis tem por objetivo reduzir a vulnerabilidade de Teresópolis aos desastres naturais, em especial àqueles decorrentes das chuvas, por meio de diagnóstico de risco, preparação comunitária, análise geotécnica e aperfeiçoamento do sistema de monitoramento e gestão. Depois da conclusão da primeira etapa em 2019 e de um ano de impossibilidade de atuação em 2020, o projeto chega a sua segunda fase com a ampliação dos cursos participantes, com a inclusão dos alunos de Arquitetura e Urbanismo, Direito e Psicologia, e atuação na grande região do Bairro de São Pedro, e expectativa de atuação nas comunidades do Pimentel, Perpetuo, Rosário, Morro do Tiro e Santa Cecília.

“O fato de estarmos aqui compartilhando os resultados da primeira fase e também apresentando nosso planejamento para a segunda fase, hoje em andamento, já é uma demonstração de que nosso objetivo de impactar a governança está sendo cumprido. É fundamental que os municípios tenham indicadores e conheçam suas necessidades e fragilidades para construírem políticas públicas eficientes”, explica Anderson Duarte coordenador do Proteger Teresópolis e responsável pela palestra de apresentação do projeto durante o seminário.

Além da experiência desenvolvida pelo Proteger Teresópolis, o secretário de Defesa Civil de Teresópolis, Albert Andrade, ainda apresentou o projeto Engenharia do Bem, que vai oferecer suporte técnico gratuito de engenheiros a pessoas em situação de pobreza que moram fora de áreas de risco e que tiveram suas casas interditadas por problemas estruturais. “Existem hoje em nosso município, mais de três mil residências interditadas. Nosso projeto quer oferecer um quadro real da necessidade destas interdições e dar o acompanhamento técnico primordial pelos engenheiros da Prefeitura e os agentes da Defesa Civil”, explicou o coronel Albert.

Presente no evento, o prefeito de São José do Vale do Rio Preto, Gilberto Martins Esteves, também elogiou o projeto e enalteceu a capacidade de construção de índices como um diferencial importante para os demais municípios. Segundo ele, através deste tipo de índice é possível buscar recursos e criar políticas públicas mais eficientes no combate às vulnerabilidades decorrentes das intemperes naturais ou intervenções indevidas na ocupação do solo.