Unifeso - Representantes da Codemar e do Parque Tecnológico de Maricá visitam o Centro de Ciências e Tecnologia

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Representantes da Codemar e do Parque Tecnológico de Maricá visitam o Centro de Ciências e Tecnologia

11-07-2019

Após a visita do prefeito Fabiano Horta, e de secretários e representantes da gestão municipal de Maricá, realizada em junho deste ano, neste mês foi a vez de receber José Orlando Dias, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e Tiago de Paula, superintendente do Parque Tecnológico de Maricá (PqTecMar) no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Indicados pelo prefeito de Maricá, eles estiveram no campus Quinta do Paraíso, dia 8 de julho, conhecendo os gestores, programas e projetos da instituição de ensino, assim como as instalações do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). 

Os representantes de Maricá foram recebidos pelos professores Luis Eduardo Possidente Tostes, diretor geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso); José Feres Abido Miranda, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional; Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais; Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde; Vivian Telles Paim; diretora do CCT; José Roberto Andrade, assessor do Núcleo de Inovação Tecnológica  (NIT) e os coordenadores de curso e professores Rafael Murta Pereira, da Engenharia de Produção; Laion Luiz Manfroi, da Ciência da Computação; e Heleno da Costa Miranda, da Engenharia Civil; entre outros membros da comunidade acadêmica do Unifeso.



De acordo com o professor José Feres, a Codemar é uma empresa do município encarregada de cuidar, estimular e fomentar o desenvolvimento em diversas áreas, inclusive no setor educacional. “Isso diz respeito à relação que o município tem com a indústria de petróleo e gás, já que está situado na área do pré-sal e recebe royalties de grande valor e, sabiamente, tem investido no desenvolvimento para que não fique dependente desses royalties, pois trata-se de um bem que pode esgotar um dia. Diante dos recursos obtidos, o município vem buscando maneiras de aplicá-los de forma a garantir o desenvolvimento adequado para o futuro. Neste contexto, os gestores consideram que a educação é uma prioridade para que isso aconteça”, explicou Feres. 

Em sua apresentação, o presidente da Codemar explanou que a companhia tem estabelecido parcerias com instituições nacionais e internacionais que vão contribuir para esse desenvolvimento e, dentro deste planejamento, estão constituindo um parque tecnológico em Maricá, para o qual o Unifeso também foi convidado a integrar e participar do processo de desenvolvimento. Por isso a vinda do presidente da Codemar a Teresópolis para conhecer as instalações do CCT, que contam atualmente com uma qualidade muito acima da média e curso avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima.

A diretora do CCT contou que a ideia é que o Unifeso participe da construção do Parque Tecnológico de Maricá no sentido mais consultivo, e o encontro gerou grandes expectativas. “Os visitantes ficaram encantados com nossos projetos de pesquisa e extensão e com as nossas atividades de ensino e laboratórios. Foi uma oportunidade de conhecer também os projetos da Codemar, que trazem grande perspectiva de crescimento para o município”, avaliou a professora Vivian Telles. 

A assinatura do contrato da construção do Parque Tecnológico aconteceu no dia 4 de julho, na sede da Codemar, e será executado junto com a ganhadora licitante do contrato, o Parque Tecnológico de São José dos Campos – SP. Na ocasião, o presidente da Codemar, José Orlando Dias, afirmou que o PqTecMar “será um ambiente propício para promover ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. Num só local vamos concentrar empresas de base tecnológica, instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, incubadoras de negócios, além de laboratórios e centros de pesquisas”. 



Unifeso parceiro do Programa Passaporte Universitário 

No início deste ano, o Unifeso fechou parceria com a Prefeitura de Maricá para o Passaporte Universitário, um programa da Secretaria de Educação que concede bolsas para que moradores da cidade tenham acesso a cursos de graduação. A instituição está mantendo um ponto de atendimento aos interessados, de segunda a sexta, das 9h às 18h, na rua Macedo Soares, nº 87, sala 202, no Centro. Mais informações através do telefone (21) 2641-7057.

“Esse programa do passaporte é muito mais amplo. Na verdade, o desejo é que as instituições de ensino participantes deste programa estudem a possibilidade de implantar um campus para desenvolver a educação superior no município de Maricá”, ressaltou o pró-reitor José Feres. 



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.