Unifeso - Resíduos Sólidos é tema do VI Confeso, que tem últimos dias de inscrições abertas

19-10-2021

O VI Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (VI Confeso) está chegando, e as inscrições para as atividades ainda estão abertas. Neste ano, o tema do evento é “Resíduos Sólidos”. O congresso tem abrangência estadual e acontece nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2021. Confira a programação aqui.

O objetivo do Confeso é compartilhar e disseminar informações sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de atividades diversas produzidas e promovidas pela comunidade acadêmica. Trata-se de um espaço de diálogo no qual o Princípio da Investigação Científica permeia os diferentes olhares nos campos da Saúde, das Tecnologias e das Ciências Humanas e Sociais, que se voltam, neste grande encontro, para a reflexão a respeito de Práticas Sustentáveis e Inovadoras. Serão oferecidos minicursos, conferências, mesas-redondas e comunicações orais.

A palestra de abertura do evento acontecerá no dia 26 de outubro, às 19h, no canal do Unifeso no YouTube, e terá como tema “Economia Circular e Resíduos Sólidos no Brasil: oportunidades e desafios à gestão sustentável da produção”. Os palestrantes serão Thauan Santos, professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval (PPGEM/EGN) e Coordenador do Grupo Economia do Mar (GEM). É pesquisador do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Doutor em Planejamento Energético (PPE/COPPE/UFRJ), mestre em Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio) e graduado em Economia (IE/UFRJ); e Luan Santos, professor de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFRJ) e do Programa de Engenharia de Produção (PEP/COPPE/UFRJ). É Head de pesquisa da Aliança Brasileira de Pesquisa em Finanças e Investimentos Sustentáveis (BRASFI), pós-doutor em Economia do Clima e do Meio Ambiente (Universität Graz, Áustria), doutor e mestre em Planejamento Energético e Ambiental (PPE/COPPE/UFRJ) e graduado em Matemática (IME/UFF) e em Administração (FACC/UFRJ).

Para que a comunidade acadêmica do Unifeso entre no clima do evento, será oferecido um brinde exclusivo, pensado no consumo consciente e no Meio Ambiente. No Brasil, são consumidos 720 milhões de copos descartáveis por dia, por isso, serão distribuídos copos personalizados a estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos. A iniciativa faz parte das ações estratégicas do Plano e Desenvolvimento Institucional (PDI) do Unifeso, que, em 2021 e 2022, propõe a redução, a reutilização e a reciclagem correta dos resíduos sólidos. Os estudantes e os professores devem retirar o mimo na coordenação do curso.