Unifeso - Robôs de sucata criados por alunos do Ceso ganham vida em desfile

Robôs de sucata criados por alunos do Ceso ganham vida em desfile

26-06-2019

Os alunos da turma do 1º ano do Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) promoveram, dia 26 de junho, um desfile de robôs feitos com sucata. As criações ganharam vida com a colaboração do professor Alberto Torres Angonese, do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), que usou como base a plataforma Arduíno para dar movimento aos robôs.

O evento foi idealizado como produto final do projeto intitulado Robô, uma máquina a serviço do Homem, culminando também como incentivo ao processo de alfabetização das crianças, já que os alunos tiveram que registrar e ler a ficha técnica de suas criações. "Cada aluno inventou informações para os seus respectivos robôs, tendo como objetivo a qualificação do trabalho alfabetizador, em uma atividade contextualizada, inventiva e com real significado para o aluno", explicou Daniele Gava de Oliveira, professora da turma do 1º ano.

Além de resgatar as questões sobre o cuidado com o Meio Ambiente, com o reaproveitamento de embalagens, o projeto propôs mostrar para as crianças a relação do homem com a máquina. "Aliar meios tecnológicos ao processo de ensino-aprendizagem é mais uma ferramenta para a construção do aprendizado e, para isso, foi indispensável a parceria estabelecida com o curso de Ciência da Computação, aproximando nossos educandos do conceito de Ciência, no que tange a sua utilidade e função para a vida humana", contou Daniele.