Unifeso - Saiba o que é o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Saiba o que é o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

05-05-2021

Desatenção, hiperatividade e impulsividade são alguns dos sintomas relacionados ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), uma condição que pode afetar bastante o aprendizado do estudante. Trata-se de um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida.

A prevalência do diagnóstico TDAH em crianças e adolescentes tem sido crescente nas últimas três décadas, porém, vale ressaltar que nem toda pessoa agitada, desatenta ou impulsiva tem TDAH. Este é um diagnóstico complexo e deve ser realizado por profissional especializado.

Para esmiuçar o assunto e orientar quanto ao auxílio aos estudantes com essa condição, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (Nappa) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) desenvolveu uma cartilha com o objetivo de contribuir para a melhor compreensão dos casos, tanto pelos estudantes como pelos professores que os acompanham.

A cartilha faz parte da série Minutos do Saber, que trata dos temas Deficiência Física, Deficiência Auditiva, Deficiência Intelectual, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Dislexia. O objetivo do material é instrumentalizar o corpo docente e discente a respeito da diversidade na acessibilidade. Dessa forma, busca-se o melhor desenvolvimento acadêmico dos estudantes e o auxílio aos professores, disponibilizando informações e estratégias para acompanhar o estudante durante a sua trajetória.

Confira a cartilha sobre TDAH aqui. Veja todas as cartilhas da série Minutos do Saber