CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Sala Verde Unifeso e 16º GBM estabelecem parceria para intenso trabalho de educação socioambiental

13-08-2020

Estatísticas de incêndios florestais ocorridos no Brasil e no mundo mostram que o principal fator causador é o homem, seja direta ou indiretamente. A informação, compartilhada pelo 16º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) Teresópolis, é um dos grandes motivadores da campanha para a formação on-line dos Núcleos Avançados de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (NAPCIF), através de curso que busca instruir a população em relação ao fogo em vegetação e incêndio florestal, alertando e capacitando as comunidades locais das regiões identificadas como críticas dentro da área operacional do 16ºGBM e seus destacamentos. 

Segundo estudos, dentre todas as principais causas de incêndio no mundo, apenas os raios são de origem natural. As outras são dependentes de interferências humanas, como os incendiários, queimadas de limpeza, fogo de recreação, fumantes e outros, ou seja, os seres humanos são os principais causadores e, na maioria das vezes, de forma proposital, buscando o interesse individual.

Com a grande demanda do 16º GBM em relação aos incêndios florestais, surgiu uma parceria do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), através da Sala Verde, para a realização de diversas ações de conscientização e prevenção. “O curso já está sendo um sucesso, tendo uma receptividade enorme no país e fora. Nos engajamos na divulgação desse curso e disponibilizamos o estúdio da Instituição para a gravação destes vídeos”, conta a professora Ana Maria Gomes de Almeida, coordenadora da Sala Verde e diretora do Centro de Ciências Humana e Sociais do Unifeso. 



A parceria vem se ampliando bastante através de diversas reuniões, quando são apresentadas ações que se pretende fazer de curto, médio e longo prazos, que transcendem a questão mais imediata da demanda dos bombeiros, a dos incêndios florestais, para algo mais articulado e integrado. “São duas instituições importantes para Teresópolis que se unem em prol da sociedade e para um trabalho mais intenso de educação socioambiental”, ressalta a professora Ana Maria. 

O Tenente Coronel Fábio Gonçalves, do 16º GBM, conta que “o Unifeso entrou como um parceiro essencial, oferecendo o suporte técnico, com material e equipamentos, e nos robustecendo com a produção de vídeos, podcasts, áudio, além do conhecimento para trabalharmos, da melhor maneira possível, estas informações”.



Sala Verde Unifeso

A Sala Verde é um espaço do Unifeso dedicado ao desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental.

Saiba mais aqui.



Por Giovana Campos

Outras Notícias





Atendimento On-line