Unifeso - Saúde Mental foi um dos temas abordados na Semana da Enfermagem

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Saúde Mental foi um dos temas abordados na Semana da Enfermagem

18-05-2023

Este ano, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, discentes e docentes do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) puderam participar da 26ª Semana de Enfermagem Integrada do HCTCO-Unifeso e da 84ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), que aconteceram nos dias 11 e 12 de maio. Os temas abordados nesta edição foram Prevenção de acidentes domésticos em crianças; Fundamentos Nightingaleanos; Saúde Mental e Minicurso de Manejo de RCP.

Uma das palestrantes convidadas foi Heloisa França Badagnan, que falou “Saúde Mental e o bem-estar físico: relações no contexto do equilíbrio social”. Ela é graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2010) e tem Mestrado e Doutorado em Ciências pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica da mesma instituição. É membro do grupo de estudos PróFamilia (CAPES/Cnpq), atuou como Enfermeira Familiar e Pesquisadora no ambulatório de primeiro episódio psicótico (APEP) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2017-2019) e como Enfermeira Especialista no setor de Inteligência médica e sinistro no grupo São Francisco/HAPvida, atuando na coordenação das ações em saúde mental e psiquiatria.

“Há muitos pacientes na rede que perderam habilidades sociais, papéis ocupacionais dentro da sociedade, porque vêm de internações de 20, 30, 40 anos. E a gente precisa trazê-lo de volta à sociedade que já não é mais da forma como ele conheceu um dia. Nós, enfermeiros, entendemos as pessoas com transtornos mentais como uma população vulnerável, e a verdade é que ainda conseguimos fazer muito pouco por elas. Elas têm taxas elevadas de desabilidade e de mortalidade”, explicou Heloisa.

A professora Selma Vidal, coordenadora do curso de Enfermagem do Unifeso, destacou a importância da Enfermagem na humanização do atendimento a esses pacientes. “Temos que aprender mais sobre as psicopatologias e sobre a saúde mental para melhor acompanharmos, acolhermos, fazermos os encaminhamentos devidos e humanizarmos os nossos atendimentos. As políticas públicas, no Brasil, estão postas, mas ainda precisam ser garantidas. E quem garante verdadeiramente essas políticas somos nós, profissionais. Os enfermeiros são o maior contingente de profissionais da área da Saúde, nós fazemos muito a diferença quando nos envolvemos e quando nos permitimos ser afetadas por essas pessoas vulnerabilizadas e quando prestamos o cuidado humanizado ao nosso paciente”, pontuou a professora.

Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.