Unifeso - Seminário de Ciência Experimental debate ética e bem-estar animal

Seminário de Ciência Experimental debate ética e bem-estar animal

09-11-2022

Aconteceu, no dia 8 de novembro, o II Seminário de Ciência Experimental da Instalação de Ciência Animal (ICA) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). O evento consolida a valorização da produção científica na instituição e contou com apresentação de trabalhos desenvolvidos por estudantes dos cursos da Direção Acadêmica de Ciências da Saúde (Dacs).

A programação reuniu palestras sobre as atividades experimentais na ICA; o papel da ICA no Unifeso; a Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) e a importância do Plano de Iniciação Científica e Pesquisa (PICPq) para o fomento das atividades de laboratório; a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e as avaliações das pesquisas no Unifeso; a coordenação dos laboratórios da Dacs e suporte para as atividades do ICA; e a Liga Acadêmica de Pesquisa Experimental (LAPETE).

“A CEUA não é impedimento para que a gente faça a pesquisa, mas ela atua dentro da legislação. É importante que cada pesquisador que vá trabalhar com animal faça a leitura da nova resolução sobre os métodos alternativos ao uso de animais, afinal, devemos estar protegidos pelas questões legais”, destacou o professor Alcides Pissinati, coordenador geral da CEUA do Unifeso.

Alessandra de Souza Cordeiro, responsável pelos laboratórios da Dacs, falou sobre a reestruturação que o laboratório de Instalação de Ciência Animal do Unifeso passou ao longo do tempo. “O ICA passou por diversas transformações, desde quando o curso de Medicina iniciou. Foram reestruturações que contaram com a ajuda de várias pessoas e que necessitaram de obras até que ficasse adequado. Hoje a instituição disponibiliza manequins e simuladores veterinários justamente para evitarmos estressar os animais”, explicou Alessandra.

A professora Roberta Montello Amaral, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Unifeso, falou sobre as pesquisas e editais apoiados pela instituição. Já o professor Marcel Vasconcellos destacou um estudo multicêntrico, que está sendo elaborado em conjunto entre o Unifeso e a Coppe da UFRJ sobre tumores esofágicos.

Nathália Lopes, bióloga formada no Unifeso e mestre em Ciências em Animais de Laboratório - ICTB - Fiocruz/RJ, apresentou o projeto do site Animais em Ciência, e a técnica da ICA do Unifeso, Valéria Marques, falou sobre os grandes desafios que a ciência de animais de laboratório enfrenta. “A sociedade exige que a gente pare de fazer pesquisa ou que se reduza o número de animais. Vale ressaltar que infelizmente ainda não é possível fazer pesquisa sem o uso de animais, mas essa cobrança é importante justamente para que a gente busque caminhos para que esses animais tenham condições dignas e bem-estar dentro dos laboratórios”, enfatizou.

Os objetivos do Seminário foram promover a vivência acadêmica do discente de forma abrangente e consistente, ressaltando sua importância e participação no cumprimento da missão institucional do Unifeso; desenvolver, através do método científico, a Iniciação Científica; capacitar os discentes para atividades laboratoriais em diversos níveis científicos e promover o desenvolvimento cognitivo e psicomotor por meio de técnicas em cirurgia experimental.