Unifeso - Sensibilização contra o tabaco é realizada através de ações com estudantes da área da Saúde

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Sensibilização contra o tabaco é realizada através de ações com estudantes da área da Saúde

06-06-2022

O Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Em Teresópolis, estudantes dos cursos de Nutrição, de Odontologia e de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) participaram de uma ação de conscientização na Praça Olímpica Luís de Camões, no Centro, em um trabalho de educação e saúde que seguiu a proposta de sensibilizar as pessoas contra este problema, em uma luta que faz parte da programação do Ministério da Saúde (MS). 

“Nossos estudantes realizam orientações diversas sobre Saúde, além de verificação de pressão arterial, glicemia capilar e o acompanhamento da Anamnese Clínica para encaminhamento do tratamento a pacientes tabagistas”, contou Renata Mendes, supervisora de Ensino dos cursos da área de Saúde do Unifeso.

O curso de Nutrição, além das orientações, produziu um snack de grão de bico, com receita para ajudar no tratamento. A Odontologia abordou o cuidado, além dos assuntos relacionados ao câncer de boca. Já a Medicina atuou na abordagem de atendimento ao público e orientações quanto aos danos à saúde que são causados pelo fumo. Para as atividades, os acadêmicos contaram com a Supervisão de Ensino da Direção Acadêmica de Ciências da Saúde (DACS), em parceria com a Secretária Municipal de Saúde, pela Subsecretaria de Atenção Básica e o Núcleo ampliado de Saúde da Família, e com o apoio de diversos profissionais como médicos, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais e dentistas. 



Além da ação na praça, durante a última semana, também foi realizado o mesmo trabalho de sensibilização nas escolas da rede municipal, através da Integração Ensino-Trabalho e Cidadania (IETC) da Medicina, com várias atividades lúdicas e palestras tratando sobre o mesmo tema com as crianças e os colaboradores. 





Por Giovana Campos

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.