Unifeso - Soluções Baseadas na Natureza são saída para os desafios urbanos enfrentados mundialmente

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Soluções Baseadas na Natureza são saída para os desafios urbanos enfrentados mundialmente

04-05-2021

Escutamos muito falar em Cidades Sustentáveis e em Cidades Inteligentes. Esses conceitos estão relacionados à energia, à mobilidade, à economia circular e a sistemas de informação, porém, sempre com paisagens muito homogêneas, estéreis, concretadas e cinzas. Para debater como usufruir da natureza e inseri-la na paisagem das cidades, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), através do curso de Arquitetura e Urbanismo, promoveu o Ciclo de Debates: Cidades Sustentáveis.

A primeira palestra, Soluções Baseadas na Natureza para os Desafios Urbanos, aconteceu no dia 15 de abril e teve como convidada a paisagista urbana Cecília Herzog, professora no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde coordena a pós-graduação em Paisagismo Ecológico: planejamento e projeto da paisagem. Cecília é ativista por cidades mais sustentáveis, resilientes e que ofereçam melhor qualidade de vida e bem-estar aos habitantes, advoga pela adoção de infraestruturas verdes e soluções baseadas na natureza com meio de adaptar as cidades às mudanças climáticas e trazer os benefícios da natureza para o ambiente urbano.

“O ciclo de debates tem como base os objetivos da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), sobretudo o objetivo 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis. Para a primeira palestra, temos a honra de receber a professora Cecília Herzog, que vai nos dizer o que são as soluções baseadas na natureza, por que precisamos delas e apresentará alguns casos”, explicou Cristina Reis, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifeso. 

Cecília contou que começou a trabalhar com o tema da natureza na cidade tardiamente, quando foi fazer o mestrado. “Aprendi a olhar a paisagem a partir do mestrado, há mais de 18 anos. Apaixonei-me por uma bacia hidrográfica e minha vida mudou ali. De lá para cá eu tenho sido persistente nisso. No Brasil existem poucas formações específicas para trabalhar a paisagem”, explicou. 

No Brasil, quase 90% da população moram nas cidades, que são centros de trocas e de conhecimentos, são sistemas de consumo e descarte. “No processo de urbanização fomos erradicando os ecossistemas e transformando radicalmente a paisagem. E criamos um habitat que é bastante hostil à vida. Hoje temos um mundo urbano, que impacta tremendamente o planeta. Sendo assim, as soluções baseadas na natureza para os desafios urbanos são um tema hiper contemporâneo. E uma das minhas buscas é entender onde entra a natureza nessa busca por cidades sustentáveis e resilientes”, disse Cecília. 

Ela ressaltou que as pessoas que nascem nas cidades grandes são muitos desconectadas da natureza e lembrou que há estudos que comprovam que cidades mais verdes, com mais natureza, são menos violentas e com menor taxa de criminalidade. “Nas cidades, as pessoas moram em caixas, o lazer é em shoppings, que são outras caixas. Agora, com a pandemia, as pessoas estão percebendo como a natureza faz falta. A natureza faz as pessoas saírem do estresse. Por isso, precisamos adaptar as cidades, atuar para mudanças, criando cidades mais inteligentes e regenerativas, para que possamos regenerar a vida, trazendo a natureza para dentro, com suas funções socioecológicas”, destacou. 

Segundo a professora, as soluções baseadas na natureza são soluções inspiradas e mantidas pela natureza, que conciliam a natureza com as necessidades humanas, oferecendo múltiplos benefícios ambientais, sociais e econômicos. Veja o debate no vídeo abaixo.

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.