Unifeso - TCC de estudante de Engenharia Civil será publicado em revista internacional

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




TCC de estudante de Engenharia Civil será publicado em revista internacional

20-10-2021

Ter o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) publicado em uma revista internacional é concluir a formação com chave de ouro. Matheus dos Reis Tayt-Sohn se formou em Engenharia Civil no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), no fim de 2020, e teve seu TCC aprovado para ser publicado na Advanced Engineering Forum.

O artigo também foi assinado pelas professoras Danielle Ferreira dos Santos, do Unifeso, e Renata Antoun Simão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e deve ser publicado em dezembro deste ano. O estudo, intitulado "Evaluation of Mechanical Properties in Concrete Structure e Reinforced with carbon fiber coating", trata da avaliação das propriedades mecânicas de estruturas de concreto reforçadas com fibra de carbono.

A fibra de carbono possui alta resistência mecânica, e vem sendo bastante utilizada na área da construção civil. Com o intuito de provar a ótima aderência de revestimento da fibra ao concreto, foi realizado uma Microscopia de Força Atômica (AFM), em que foi possível observar a alta rugosidade da fibra, otimizando a interação com a resina epóxi na adesão ao corpo de prova. Os ensaios mecânicos foram realizados no Unifeso, e a Microscopia de Força Atômica na UFRJ/COPPE, onde a professora Danielle faz o pós-doutorado.

Ela foi a orientadora do trabalho do Matheus. “No estudo, avaliamos as propriedades mecânicas e o efeito reforço, utilizando o tecido de fibra de carbono para revestimento de estruturas de concreto, assim como a recuperação dessas estruturas. Matheus é um aluno exemplar, dedicado e inteligente. Terá um futuro brilhante”, afirma a professora.

Esta é a quarta publicação internacional de Danielle, que também já publicou outros três artigos em revistas nacionais. Matheus iniciou a carreira com o pé direito e, atualmente, trabalha como engenheiro civil na empresa Ápice Construção e Reforma. “Eu sempre fui muito aficionado por cálculos e estudos dos fenômenos da natureza. Meu plano futuro é me aperfeiçoar em cálculo estrutural e me tornar um especialista em engenharia de estruturas”, diz o egresso.

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.