Unifeso - Técnicas e tecnologias novas da Medicina, como videocirurgia e robótica, são discutidas por especialistas no Congresso Sobracil Itinerante RJ

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Técnicas e tecnologias novas da Medicina, como videocirurgia e robótica, são discutidas por especialistas no Congresso Sobracil Itinerante RJ

07-10-2022

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) sediou, no último sábado, dia 1º de outubro, o Congresso Sobracil Itinerante RJ, Módulo III, de Teresópolis-RJ. A abertura do evento foi proferida pelos coordenadores do evento, o Dr. Marcos Filgueiras e o Dr. Paulo Jiquiriçá, e seguiu com uma rica programação de mesas-redondas com diversificados temas.

Atuando como professor do Unifeso desde 1985 e cirurgião no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), o professor Marcos Filgueiras foi de suma importância na organização e na vinda do evento para Teresópolis. “Entendemos que Medicina é educação continuada. Aprendemos aqui com os mestres, pioneiros na Laparoscopia no Brasil, que sempre trazem atualizações. É fundamental, para os estudantes e para a cidade, esta educação continuada porque sempre há novidades e técnicas novas. Eu costumo sempre dizer que a Medicina é como a vida: todos os dias nós aprendemos”, declarou o Dr. Marcos.

O Dr. Paulo Jiquiriçá, primeiro secretário da Sobracil-RJ, contou que o congresso itinerante acontece há mais de dez anos. ““Fazemos esta visita para trocar informações em todas as áreas. Propusemos divulgar a Sociedade para os alunos e profissionais mais jovens e trocar informações”, explicou.

O Dr. Gastão da Silva Santos, tesoureiro na Sobracil, contou que “a Sociedade de Videolaparoscopia do Rio de Janeiro foi fundada em 1982. A princípio, a ideia foi difundir a videolaparoscopia, mas agora a robótica também. Mensalmente, fazemos uma reunião na nossa sede, em um evento chamado “Vídeo Pizza”, quando cada especialidade apresenta um determinado tema e, no final, comemos pizza”.

O Dr. Felipe Carvalho Braga, cirurgião torácico e integrante da diretoria da Sobracil-RJ, explicou que “participamos, com outras atividades acadêmicas, do Colégio Brasileiro de Cirurgia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica e parte do trabalho atual é divulgar e despertar interesse dos acadêmicos para as mudanças que foram promovidas nos últimos anos no ambiente cirúrgico, proporcionadas pelo advento de técnicas e de tecnologias novas, como a videocirurgia e a robótica”.

Marcaram presença no evento estudantes e professores do Unifeso e profissionais que atuam no HCTCO. Entre eles, o professor Dr. Washington Sérgio G. Milezi, coordenador dos programas de Residência Médica do HCTCO, que discursou sobre Simpatectomia Lombar; e o Dr. Henrique Coutinho, egresso do curso de Medicina do Unifeso e chefe do serviço de Cirurgia Cardíaca no HCTCO, abordando a Contribuição da Cirurgia Minimamente Invasiva na Cirurgia Cardiovascular.



Por Giovana Campos



 


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.