Unifeso - Turma do Sandrinho: perfil no Instagram promove a saúde bucal de forma lúdica e interativa

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Turma do Sandrinho: perfil no Instagram promove a saúde bucal de forma lúdica e interativa

06-10-2021

Que criança nunca abriu o berreiro na cadeira de um dentista? Para tornar a relação dos pequenos pacientes com os profissionais dos dentes mais amigável e tranquila, professores do curso de Odontologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) criaram o perfil no Instagram @turmadosandrinho, que conta com a colaboração também de pacientes, de egressos e de estudantes do curso.

A ideia surgiu da vontade de fazer uma Odontologia inovadora, de mostrar que a ida ao dentista, tão temida pelas crianças, pode ser uma experiência prazerosa, e que os cuidados da saúde bucal devem ser transmitidos com alegria. “Tudo começou quando fui conversar com uma paciente chamada Luiza Ollé sobre marketing odontológico. Ela criou um personagem lúdico com jaleco branco, e disse que era o Sandrinho. Gostei tanto da ideia que quis levar adiante, foi aí que ela sugeriu criar uma turma e, logo em seguida, apresentou-me os personagens. Conversando com um paciente, chamado Ricardo Borges, descobri que as ilustrações poderiam receber uma animação. Assim nasceu a Turma do Sandrinho”, explica o professor Sandro Gonçalves.

O objetivo do perfil é promover a saúde bucal de forma lúdica e interativa, através de histórias, de músicas e de personagens divertidos que vão fazer parte do cotidiano das crianças, auxiliando pais, mães e cuidadores da rotina de higienizar os dentinhos de forma prazerosa. “Também queremos chamar a atenção ao nosso compromisso de responsabilidade social. Sabemos que um número elevado de crianças ainda não tem os cuidados necessários com a saúde bucal, e percebemos que alguns problemas aumentaram bastante com a pandemia. Estamos empenhados na atenção a crianças, em especial, àquelas com vulnerabilidade social”, destaca Sandro. 

O perfil está no ar desde setembro deste ano e conta com o trabalho de uma equipe de peso. O professor Sandro é responsável pelas ideias e propostas do projeto; a egressa e professora do Unifeso, Amanda Gonçalves, é a coordenadora do projeto; a produção musical fica a cargo de Arthur Liory; Ricardo Borges responde pelo desenho e animação dos personagens; as egressas Yasmin Furtado e Julia Porcino fazem a criação do conteúdo; e a esposa do professor Sandro, Alini Gonçalves, é a responsável pelos textos. 

Os personagens da Turma são: Sandrinho, Amandinha, o vovô Sisão, a vovó Sisinha, o papai Molares, a mamãe Molara, o Molarinho Primeiro Jr., a bebê Molarinha, o Dencão e a Fadinha do Dente. Os estudantes que atendem na Clínica-Escola de Odontologia do Unifeso abraçaram o projeto e estão transmitindo a ideia do perfil, com muita alegria e entusiasmo, às crianças que são atendidas. “A proposta tem ajudado bastante nos resultados obtidos. Tenho certeza de que, com o tempo, mais crianças serão beneficiadas”, comemora Sandro.

Segundo ele, o maior desafio em saúde bucal infantil é trazer os conceitos de prevenção ao dia a dia das crianças e ao núcleo familiar, mostrando a importância do cuidado diário e não somente curativo. A Turma do Sandrinho também tem o desafio de facilitar a linguagem do dentista com as crianças, transformando o momento do consultório em uma agradável experiência. 

“Precisamos estar atentos e facilitar o entendimento das crianças sobre os cuidados com a higiene bucal. Acredito que as redes sociais possam ser uma grande aliada para que todos compreendam o trabalho preventivo da Odontologia. Queremos mostrar que hábitos saudáveis geram uma saúde bucal mais satisfatória e que a ida ao dentista pode ser uma experiência prazerosa para todas as crianças, que, adquirindo novos hábitos, são capazes de modificar o meio onde vivem”, conclui o professor. 

Por Juliana Lila

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.