Unifeso - Unifeso inaugura três novos espaços: NPJ, NAF e Espaço Inovador

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Unifeso inaugura três novos espaços: NPJ, NAF e Espaço Inovador

23-03-2021

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) fará inauguração de três novos espaços: as instalações do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e do Espaço Inovador. O evento acontecerá no dia 31 de março, às 17h30, no canal do Youtube da instituição. Professores, estudantes, funcionários técnico-administrativos e a sociedade estão convidados.

São três espaços que têm duas vertentes. A primeira é a qualificação profissional dos estudantes, que prestam atendimento aos clientes com a orientação de professores dos cursos de Administração, de Ciências Contábeis e de Direito. A segunda questão é oferecer serviços importantes à sociedade.

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) está com nova estrutura física para atender a população, bem como para a atuação acadêmica dos estudantes do curso de Direito. O novo espaço, situado no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, o campus Sede (Avenida Alberto Torres, 111 - Alto), conta com uma recepção, duas salas de aula, uma sala de computadores, uma secretaria, uma sala da supervisão e dois arquivos (um de arquivo morto de clientes e outro de arquivo de relatórios de estudantes e pastas de processos), e dispõe de todo equipamento necessário para o aprendizado e treinamento nas práticas jurídicas.

“O Unifeso se empenhou para que esse espaço ficasse funcional, claro e acolhedor ao mesmo tempo, tanto para os estudantes e os professores como para os clientes. A mudança de endereço fez com que o NPJ ficasse mais perto da coordenação do curso de Direito”, explica a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do Unifeso. Ela conta também que o NAF é fruto de uma parceria da instituição com a Receita Federal e que conta com uma sala específica. “Muitos estudantes já se candidataram para trabalhar no NAF. Trata-se de um trabalho de estágio, de formação profissional, os alunos vão participar de um curso on-line, oferecido pela Receita Federal, para capacitá-los a esse atendimento”, adianta a professora.

Já o novo Espaço Inovador é fruto de uma parceria do Unifeso com a Prefeitura Municipal de Teresópolis (PMT) e tem a ver com a proposta da gestão municipal de Cidades Empreendedoras. Ele se dispõe, dentre outras coisas, a atender as pessoas que procuram a PMT, querendo orientações sobre como se tornar micro ou pequenos empresários. No espaço inovador, o atendimento será feito, a princípio, pelos estudantes dos cursos de Administração, de Ciências Contábeis e de Direito, apesar deste espaço estar vinculado à Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE).

“Estamos oferecendo ao teresopolitano um espaço na cidade onde poderá encontrar atendimento e orientação para resolver questões ligadas à Receita Federal, a situações jurídicas e à questão do empreender. O Espaço Inovador, a meu ver, é a ponta de um iceberg que vai contemplar uma série de outras coisas, como, por exemplo, co-working, incubadora e Empresa Junior institucional”, conta a professora Roberta Montello Amaral, diretora da DPPE. Segundo ela, a possibilidade da sinergia entre os três espaços traz benefícios, por exemplo, a um empreendedor que precise de auxílios jurídicos ou contábeis para a abertura de uma empresa. 

Por Juliana Lila

Outras Notícias





Atendimento On-line