Unifeso - Unifeso leva projeto Proteger Teresópolis ao Fits Água 2022

Unifeso leva projeto Proteger Teresópolis ao Fits Água 2022

09-11-2022

Em continuidade ao Fits Água 2022 - Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade -, Teresópolis sediou, pela primeira vez, o evento “Diálogos da Água – Região Serrana, no dia 4 de novembro de 2022, no Teatro Sesc Teresópolis. Em pauta estiveram as demandas relevantes para a Região Serrana, seu contexto e caminhos possíveis de ação e de gestão.

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) esteve presente, através da professora Vivian Paim, diretora Acadêmica de Ciências Humanas e Tecnologias, que falou sobre o projeto Proteger Teresópolis, no painel “recuperação, adaptação e prevenção aos eventos extremos na prática: projetos e ações”, que contou também com as participações de Flávio Castro, secretário de Meio Ambiente de Teresópolis; Licius de Sá Freire, do Comitê da Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios; e Pedro Higgins, subsecretário de Pesquisas e Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Nova Friburgo. “Estamos em uma região suscetível a movimentos de massa, a deslizamentos, a tombamentos e a rolamentos. E, conforme já abordado por outros colegas no evento, precisamos ter dados para as tomadas de decisão. E o Proteger traz isso, tendo como objetivos reduzir a vulnerabilidade em Teresópolis aos eventos naturais, traçar um diagnóstico de risco, preparar a comunidade, fazer análise geotécnica e o aperfeiçoar o sistema de monitoramento e gestão”, disse a professora Vivian.

O evento debateu temas como as mudanças climáticas e os eventos extremos associados à água; segurança hídrica; saneamento; gestão de resíduos; energias renováveis e economia do clima – mercado de carbono.

Sobre o Fits Água 2022

O Fits Água 2022 foi realizado nos dias 19 e 20 de julho, na sede da Fecomércio RJ, no Rio de Janeiro (RJ). Abordou o uso e a gestão sustentáveis da água no Estado do RJ e no Brasil, em consonância com os rumos e experiências internacionais. A visão local alinhada à global, em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento humanos. O Fórum lançou seu olhar para a água em cenários distintos, mas integrados: Agendas Nacional e Mundial dos Recursos Hídricos; Gestão Sustentável da Água, visando à Preservação, Eficiência e Segurança Hídrica; a Baía de Guanabara; o Cenário do Saneamento no RJ após a Concessão; Economia Azul e Bluetechs; Mudanças do Clima e seu impacto na Água; ESG; Gestão Costeira; Drenagem e Coleta-Tratamento e projetos de inovação e tecnologia sustentáveis.