Unifeso - Unifeso participa da 10a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo

22-10-2020

A 10a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo acontece de 17 a 23 de outubro, de forma on-line, e tem como tema central a Inteligência Virtual. A cada dia uma temática é abordada, e o professor Laion Manfroi, coordenador do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), foi convidado a participar como debatedor da mesa redonda do dia 18/10, cuja temática foram os Games.

Laion dividiu a mesa com os professores Igor Arnaldo, desenvolvedor profissional  de jogos e mentor de projetos de jogos para startups, e Luciana Nunes, psicóloga especializada em e-sports. No debate, Luciana trouxe contextos do perfil dos profissionais de e-sports, além de várias experiências. Já o professor Laion abordou o aspecto da formação dos game devs, que são os desenvolvedores de jogos, e de como aproximar a graduação dessa cultura dos jogos eletrônicos.

“Essa nova geração precisa da mentoria de um profissional mais experiente para ajudá-la, seja na procura de uma graduação, ou de um curso, seja no desenvolvimento do jogo. A garotada precisa entender que vai precisar de muitos outros subsídios para criar um jogo do que apenas uma ferramenta disponível na internet”, pontuou o professor Laion. Ele salientou a importância de os pais enxergarem os desafios que essa nova geração tem no momento de escolher um caminho dentro de um novo contexto de profissões, como a dos profissionais de e-sports. “Muitos países já fomentam os e-sports como uma atividade natural esportiva para os alunos, mas aqui no Brasil isso ainda caminha aos poucos. Nós temos a iniciativa das maratonas de games do Unifeso, comentei bastante sobre isso na mesa redonda”, disse Laion.