Unifeso - Unifeso realiza atendimento gratuito para declaração de IR da população

Unifeso realiza atendimento gratuito para declaração de IR da população

18-05-2023

O prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) está valendo e, para ajudar nessa missão, os cursos de Administração e de Ciências Contábeis do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) estiveram na Feirarte (feirinha do Alto), no dia 13 de maio, para tirar dúvidas e fazer a declaração de Imposto Renda, gratuitamente, para a população.

A iniciativa é uma parceria do Unifeso com o Núcleo de Atendimento Contábil e Fiscal (NAF). “Desde 2021 estamos atendendo a partir da ação do NAF, que é que é conveniado com a Receita Federal para atendimento a pessoas hipossuficientes. Consagramos o dia de hoje para atendimento à população, mas isso já vem acontecendo desde o mês de abril, no campus sede do Unifeso, onde temos o espaço físico dedicado ao NAF. Os atendimentos lá têm acontecido intensamente, através de horários agendados, em que já fizemos pouco mais de 50 declarações de imposto de renda”, declarou o professor Jucimar Secchin, coordenador dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis do Unifeso.

A professora Telma Freitas, dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis, lembrou que são muitos anos de atendimento à população na Feirarte. “O Unifeso já faz essa ação na feirinha há mais de 20 anos, e é muito enriquecedor para o estudante, afinal, por mais que façamos simulações em sala de aula, nada substitui a prática. E, enquanto professora, sinto o maior orgulho em fazer parte desta ação”, disse.

Izabel Lacerda, moradora do Rio, viu o cartaz afixado no Coreto da feirinha e resolveu tirar dúvidas. “Esta ação é muito bacana. Acho que todas as faculdades deveriam por os alunos para vivenciarem a prática. Eu fiz faculdade de Direito e quase não tive oportunidade de praticar, senti muita dificuldade em ir a campo trabalhar, e tive que procurar os meus meios para vencer. Além disso, é uma boa ação para a população, afinal, muitas vezes precisamos de esclarecimentos e não temos onde procurar”, pontuou.