Unifeso - Unifeso realiza II Jornada de Biomedicina 

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Unifeso realiza II Jornada de Biomedicina 

13-05-2022

No dia 10 de maio, aconteceu a abertura da II Jornada do Curso de Biomedicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Entre os objetivos da Jornada, estão promover a vivência acadêmica do discente de forma abrangente, ressaltando a importância de sua participação para o desenvolvimento do conhecimento científico; integrar os estudantes do curso de Biomedicina com os profissionais que se destacam em suas áreas de atuação; e debater, de forma objetiva, questões relevantes relacionadas à saúde.

O coordenador do curso de Biomedicina, professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, abriu o evento e convidou os palestrantes Dr. Marcel Vasconcellos e Dra. Priscila dos Santos Ferreira da Silva, sob a moderação do Dr. Leandro Teixeira de Oliveira, para abordar a temática “Pesquisa na área Biomédica”.

O Dr.  Marcel Vasconcellos é doutor em Ciências Cirúrgicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor de Medicina no Unifeso e orientador da Liga Acadêmica de Pesquisa Experimental de Teresópolis. Desenvolve Pesquisa de Pós-Doutorado junto ao Programa de Engenharia Biomédica da COPPE/UFRJ na área de Ultrassom em Medicina. Em sua palestra, ele falou de um projeto que tem interface da pesquisa médica e da pesquisa biomédica, e que vai ser realizado no Unifeso e também na Engenharia Biomédica da COPPE e versa sobre a Biomicroscopia Ultrassônica Endoluminal associada com a endoscopia convencional no tratamento de tumores esofágicos de ratos. “O biomédico tem uma grande atuação nesta área de imagenologia e projeção no exterior”, destacou o Dr. Marcel. 

Já a Dra. Priscila Ferreira, que possui pós-doutorado em Docência e Investigação Universitária pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário, Argentina (IUNIR) compartilhou experiências do trabalho dela e com algumas teorias sobre doenças relacionadas ao mau enovelamento, Parkinson, Alzheimer. “Como é um público que ainda está se graduando, fiz um misto de pesquisa, mas com aula, fundamentos, conceitos e teorias, para que entendam o que há no universo da pesquisa”, contou a palestrante. 

Professor nos cursos de Medicina e Biomedicina do Unifeso, Leandro Oliveira, é doutor em Química Biológica pela pós-graduação do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Ele fez a moderação da mesa e apresentou aos participantes o universo científico da pesquisa e mostrou alguns caminhos para a pós-graduação a partir das suas experiências no mestrado e doutorado. 

Entre os ouvintes, estava a estudante Ana Jessica Siqueira, do primeiro período. Segundo ela, suas maiores motivações para investir na Biomedicina são as áreas de pesquisa e perícia. “O curso é muito interativo e as aulas práticas são melhores ainda. Temos bastante contato com a parte técnica e a parte prática, o que eu acredito que será muito importante para a profissão”, elogiou a caloura. A jornada seguiu no dia 11, com a temática “O papel do Biomédico no Esporte”, e no dia 12, abordando a “Fertilização in Vitro”.  



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.