Unifeso - Unifeso recebe Bárbara Carine para a palestra

Unifeso recebe Bárbara Carine para a palestra

05-06-2023

Estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) tiveram um encontro muito enriquecedor com a autora Bárbara Carine (@uma_intelectual_diferentona), no dia 31 de maio, que ministrou a palestra "Educação Antirracista no Ensino Superior", baseada no livro "Como ser um educador antirracista".

A professora Verônica Santos Albuquerque, reitora do Unifeso, fez a abertura da palestra e mencionou que conheceu Bárbara através das redes sociais, percebendo que o trabalho dela vai ao encontro do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2023-2027) do Unifeso, que enfatiza o compromisso institucional com a diversidade e ações afirmativas. "Hoje, faremos um exercício de olhar com novos olhos e construir nosso processo de letramento racial. Sabemos que alguns já estão nesse caminho, enquanto outros podem não estar. Precisamos assumir a responsabilidade social desta instituição em relação à formação antirracista e às ações afirmativas ao longo desses anos do PDI", afirmou a reitora.

Bárbara Carine é graduada em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua como docente. Ela possui mestrado e doutorado em Ensino de Química pelo programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. Atualmente, é membro do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE) da UFBA e do corpo permanente de docentes do Programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. Em sua palestra no Unifeso, ela abordou diversos pontos de debate com o objetivo de impulsionar o combate ao racismo na formação de pessoas no ensino superior.

"Não nos formamos apenas pelos livros que lemos, mas também pela realidade que acessamos e vivenciamos diariamente. Nossos espaços formativos diários dizem muito sobre quem somos, seja em relação ao nosso entendimento do mundo, seja em nossa resistência ao que o mundo nos apresenta, seja na falta de compreensão da realidade do outro, pois, muitas vezes, estamos presos em nossa própria bolha e não conseguimos compreender as demandas e ausências do outro", explicou a palestrante.

Após a exposição, Bárbara respondeu a perguntas e, logo em seguida, realizou uma sessão de autógrafos do livro "Como ser um educador antirracista", na Biblioteca Central do campus Antonio Paulo Capanema de Souza.