Unifeso - UNIFESO recebe curso internacional gratuito para capacitação de professores de escolas públicas nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática

07-08-2018

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promove a primeira edição do programa STEAM TechCamp RJ 2018. Trata-se de um movimento global com o objetivo de estruturar uma rede de multiplicadores, formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem nas redes públicas de educação básica do Brasil.

O programa gratuito terá a duração de cinco meses, de agosto a dezembro de 2018, e pretende reunir diversos professores a fim de pensar caminhos para o desenvolvimento do ensino nestas áreas. Serão ofertadas 30 vagas, e as inscrições acontecem até dia 17 de agosto.

No curso, os professores poderão participar de atividades diversificadas sobre a utilização de metodologias ativas de ensino que favoreçam a aprendizagem de STEAM; receber treinamento e suporte para o desenvolvimento de feiras de ciências e atividades investigativas em suas escolas; e receber kit básico para planejar e desenvolver atividades de tecnologia em suas escolas.

“O uso da tecnologia é corriqueiro na vida dos estudantes de hoje. Porém, os professores não conseguem levá-la para a sala de aula a favor do ensino e da aprendizagem. O objetivo do programa é usar a tecnologia como aliada no preparo do aluno e ajudar o professor a desenvolver atividades práticas com baixíssimo custo”, diz Leandro de Oliveira Costa, professor Centro de Ciências da Saúde do UNIFESO.

Leandro explica que o curso não é restrito aos professores de Teresópolis. “Nossa ideia é atingir também professores de outras regiões do estado do Rio de Janeiro”, conta. Os encontros presenciais acontecerão nos dias 31/8, 3/9, 5/9 e 11/9, das 19h às 21h30, nas dependências do UNIFESO, na Av. Alberto Torres, 111, Alto.

Para participar do curso, o candidato deve obedecer aos seguintes critérios: ser professor regente da educação pública, ou do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO), no segundo segmento do ensino fundamental e/ou no ensino médio; ter disponibilidade para participar dos quatro encontros presenciais; estar disposto a desenvolver projetos de cunho científico com estudantes da escola onde atua; estar disposto a participar da IV Feira de Ciências e Tecnologia da Sala Verde UNIFESO, que acontecerá em outubro de 2018; e ser professor de uma das seguintes disciplinas: Ciências, Biologia, Química, Física, Artes ou Matemática.

O Programa STEAM TechCamp Brasil é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo +Unidos.