Unifeso - Veja as oito especialidades médicas do HCTCO com vagas para R1 em 2023

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Veja as oito especialidades médicas do HCTCO com vagas para R1 em 2023

07-10-2022

Depois da graduação em Medicina vem a uma nova e desafiadora jornada, a Residência Médica. É um período de aprendizado prático em uma especialidade, com a supervisão de médicos bem qualificados na área e experiências adquiridas no cotidiano profissional, em cenários reais, como o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano. Com 24 vagas para médicos residentes do primeiro ano (R1), em oito diferentes especialidades, o HCTCO abriu as inscrições para o Concurso de Seleção para Residência Médica 2023. Os médicos que almejam uma brilhante carreira podem tentar uma vaga em um dos seguintes programas ofertados:



Anestesiologia (duas vagas)



Abrange desde a avaliação pré-anestésica, em níveis hospitalar e ambulatorial, até a realização do procedimento anestésico nas diferentes especialidades cirúrgicas, incluindo cuidados pós-operatórios e tratamento da dor. Além disso, a formação oferece treinamento intenso e aprofundado, teórico e prático, com imersão nos diferentes cenários da Anestesiologia, conduzidas em cirurgias, eletivas e de emergência, em plantões realizados em cenários práticos no HCTCO e, eventualmente, em instituições conveniadas.



Cirurgia Geral (três vagas)



Do diagnóstico de patologias clínicas e cirúrgicas ao tratamento de patologias graves do aparelho digestivo e traumas. A formação em Cirurgia Geral oferece treinamento intenso e aprofundado, em nível ambulatorial e hospitalar, conduzido em cirurgias e plantões realizados em cenários reais de prática no HCTCO.



Clínica Médica (três vagas)



Visa a formação de médico clínico com atuação verdadeiramente generalista, que cuida do paciente como um todo indivisível, em seus diversos campos de ação: ambulatório, enfermaria, serviço de pronto-atendimento e Centros de Terapia Intensiva, através do treinamento intenso e aprofundado em cenários reais de prática no ambulatório, nas UBSFs e no HCTCO.



Medicina de Família e Comunidade (quatro vagas)



Busca priorizar uma prática médica centrada na pessoa, no cuidado em saúde e na continuidade da atenção. Identificar e atender com elevado grau de qualidade as necessidades de saúde do mundo atual e, em particular, da realidade brasileira, contextualizando os aspectos biológico-funcionais, psicocognitivos, socioculturais e da constituição familiar. Exercita novas tecnologias em atenção primária à saúde, partindo da capacidade crítica da atividade médica em seus aspectos científicos, éticos e sociais, além de desenvolver habilidades docentes e a capacidade de autoaprendizagem.



Medicina Intensiva (três vagas)



O Programa tem como objetivo formar especialistas que atuem com pacientes críticos das mais diversas especialidades com suas várias comorbidades. A capacitação se dá dentro da unidade fechada, tendo inclusão em áreas afins, tornando-os mais eficientes, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento.



Obstetrícia e Ginecologia (três vagas)



Tem por objetivo atender à saúde da mulher, em todas as fases da vida, com ênfase diferenciada para a Obstetrícia, que é a área de atuação para o cuidado de gestantes e puérperas.



Ortopedia e Traumatologia (três vagas)



Esta área abrange o diagnóstico e o tratamento clínico/conservador e cirúrgico, tanto de lesões traumáticas do sistema musculoesquelético quanto das doenças ortopédicas pediátricas e do adulto. Consiste em uma especialidade que atende ambos os sexos, desde o recém-nascido até o paciente idoso, abrangendo todo o esqueleto apendicular dos membros, superiores e inferiores, e também o axial (coluna vertebral), que envolve as áreas ambulatoriais cirúrgicas e plantões de emergência, além de abordar lesões agudas e crônicas, deformidades congênitas e/ou adquiridas.



Pediatria (três vagas)



Entre os objetivos da especialidade estão: assistir o recém-nascido na sala de partos; acompanhar a evolução do recém-nascido até o fim do período neonatal; diagnosticar corretamente os estados mórbidos mais frequentes em pediatria e aplicar adequadamente a conduta terapêutica atualizada; solicitar e interpretar os exames laboratoriais usados rotineiramente para a complementação diagnóstica e evitar a realização de exames desnecessários e de alto grau de complexidade; solicitar e interpretar os exames complementares de alto grau de complexidade, quando forem indispensáveis para a conclusão do diagnóstico; conhecer as indicações para encaminhamento dos pacientes pediátricos aos centros especializados; identificar o estado de urgência e emergência em Pediatria, dando-lhes o tratamento adequado; e orientar e valorizar as medidas de saúde preventivas em Pediatria.



Há previsão de bolsas no orçamento do Unifeso para todas as vagas oferecidas, sendo que o valor atual é de R$ 4.106,09. As inscrições podem ser feitas até as 18h de 28 de outubro, através do link. O valor da taxa de inscrição é de R$ 450,00, que pode ser pago através de boleto bancário ou cartão de crédito. Confira mais informações no hospital.



Por Giovana Campos



 


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.