Unifeso - Vencedores do Prêmio UNIFESO de Incentivo a Ideias Inovadoras vão conhecer Fábrica de Startups

13-12-2018

Projetos inovadores do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foram premiados, dia 10 de dezembro, em cerimônia realizada no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto. Os vencedores do Prêmio UNIFESO de Incentivo a Ideias Inovadoras 2018 foram certificados e, além de troféus, receberam valores simbólicos em dinheiro.

Na categoria discente, ganharam os projetos “Easy Route”, de Gustavo Chermout Aragão; e “Life-Box”, de Mateus Botelho Pereira, ambos do curso de Ciência da Computação. Diante de um empate na final, os dois projetos angariaram o primeiro lugar na categoria.

“A ideia do meu projeto surgiu em 2016, mas quando soube do Prêmio UNIFESO de Incentivo a Ideias Inovadoras fui aprimorando e traçando um diferencial para ele. Está sendo muito gratificante participar dessa iniciativa”, declarou o vencedor Gustavo Chermout Aragão.

O segundo lugar da categoria discente foi para “Aplicações da impressão 3D no ensino na área da saúde”, do estudante Yan Cesar Moreira, de Medicina Veterinária, seguido de “Deaf Space: sistema de pré-alfabetização para crianças surdas”, do estudante Charles Campista, do curso de Ciência da Computação, em terceiro lugar. Na categoria docente, o projeto vencedor foi “FIP - Fábrica de Ideias e Protótipos", do professor Bruno de Andrade, que leciona nos cursos Engenharia e Ciência da Computação do UNIFESO. Os projetos vencedores terão ainda, em 2019, o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica, da Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), para serem desenvolvidos.

A grande surpresa do Prêmio foi anunciada pela professora Elaine Maria de Andrade Senra, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNIFESO, na noite da premiação: os vencedores e candidatos que receberam menção honrosa foram convidados para conhecer uma verdadeira Fábrica de Startups, na região do Porto do Rio de Janeiro, a convite de Hector Gusmão, CEO da Fábrica. “Eles passarão o dia todo conhecendo a fábrica, quando apresentarão os projetos ao Hector e receberão dele uma mentoria sobre como desenvolver uma startup. Estamos muito satisfeitos com os resultados dessa iniciativa do UNIFESO pois, além do nosso prêmio, estamos conseguindo outras maneiras de acelerarmos estes os projetos aqui desenvolvidos”, explicou Elaine.

A cerimônia de premiação entregou ainda menções honrosas aos trabalhos submetidos pelos estudantes Claudio Scavone Ribeiro Pereira, Lucas de Castro Mendes, Matheus Augusto Nogueira de Carvalho, Ana Carolina de Oliveira Pascoal e Matheus Makoto de Jesus Yamaguchi e pelo funcionário técnico-administrativo Washington Espindola Damázio.