Unifeso - Volta às aulas 2021: Primeiro semestre prevê retorno gradual às atividades presenciais

11-02-2021

Mais um semestre letivo vai começar, e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) está preparado para os novos desafios que vão surgir, afinal, ainda vivemos uma situação de pandemia de Covid-19 ativa. As aulas no Unifeso começam no dia 22 de fevereiro, e a proposta é que parte das disciplinas siga funcionando em formato totalmente on-line, para a diminuição da circulação de pessoas nos campi, e que outros componentes curriculares e disciplinas retornem ao formato presencial com divisão das turmas em grupos menores.

Os estudantes terão aulas on-line mescladas com aulas e atividades presenciais nos cenários de prática, mas os ingressantes terão uma programação específica de recepção (confira aqui). Neste semestre o Unifeso vai trabalhar em modelo híbrido, ou seja, será feito um rodízio de estudantes em cada turma, e as aulas presenciais serão teletransmitidas para o grupo de alunos que estiver em casa. Vale destacar que, neste modelo, as aulas on-line serão ao vivo e não gravadas.

"Vamos privilegiar o retorno das aulas práticas e teórico-práticas em laboratórios específicos, assim como alguns componentes teóricos. As aulas teóricas acontecerão em salas com transmissão simultânea. Dessa forma, poderemos ter um grupo reduzido de estudantes em sala de aula, respeitando o distanciamento necessário, e a outra parte da turma participando da atividade de forma remota", disse a professora Verônica Albuquerque, reitora do Unifeso. A distribuição dos grupos será organizada pelas coordenações de curso e pelos professores das disciplinas na primeira semana de aula.

Para o retorno do semestre letivo, medidas de segurança sanitária estão em curso e as salas nos campi Sede e Quinta do Paraíso foram equipadas para que os professores possam ministrar as aulas com transmissão simultânea. Dentre as medidas de segurança tomadas, estão a obrigatoriedade do uso de máscaras durante todo o período de permanência nos campi, distribuição de dispensers de álcool em gel por salas e áreas comuns, aferição de temperatura na entrada dos campi, obrigatoriedade do uso de copos ou garrafinhas nos bebedouros, limite de até duas pessoas por vez nos elevadores e nos banheiros e maior distanciamento entre as carteiras em salas de aula.

"Será de vital importância o comprometimento de todos no que diz respeito às medidas de segurança e à colaboração em todas as medidas presentes no

protocolo de conduta que o aluno receberá, visando garantir a segurança da coletividade de estudantes, professores e funcionários", ressaltou a reitora.