Unifeso - Vozes e expressões reacendem o Coral Feso Pro Arte e se engajam em novo projeto

Vozes e expressões reacendem o Coral Feso Pro Arte e se engajam em novo projeto

24-09-2021

Um grupo que canta e expressa a grande alegria de estar junto, que tem compromisso com a arte e, em seus encontros, dá um show de entusiasmo, interpretação, canto e se arrisca até no figurino. Acertou quem pensou no Coral Feso Pro Arte, que, mesmo com as restrições de distanciamento social impostas pela situação de pandemia, continuou se dedicando à música. Os encontros são através do centro cultural, um espaço de integração e enriquecimento cultural que proporciona atividades inéditas de expressão e cultura à cidade de Teresópolis e região.

“Todos os alunos curtem muito o Coral. Ele se tornou uma família e faz parte do bem-estar e da saúde física e emocional dos componentes. Eu mesma chego ao ensaio um pouco triste, cansada, e saio de lá muito animada”, conta a maestrina Jane Barbosa. Em junho deste ano, o Coral retomou os ensaios, seguindo todas as medidas de segurança contra a Covid-19, com marcações para distanciamento social. Os alunos que se sentiram seguros para o retorno, seguem com os ensaios.

Jane revela que, atualmente, o grupo está engajado no projeto do Coral Gravado. “Estamos ensaiando com o grupo que está indo presencial. Depois, faremos a gravação, individualmente, para que seja feita a junção destas vozes em estúdio”, adianta.

“Estamos trabalhando com projetos de compositores brasileiros. O que fazemos é uma junção do teatro com a música, contamos a história da vida desses compositores e vamos entremeando com as músicas que cantaram e escreveram”, explica Jane, citando algumas apresentações com repertórios de Carmem Miranda, Dalva de Oliveira, Erivelton Martins, Luiz Gonzaga, Vinicius de Moraes, musical sobre o samba, Jovem Guarda e Bossa Nova.

Nos encontros, é proposto um repertório, majoritariamente brasileiro, com o intuito de exercitar a voz, trabalhar a respiração, a mente e o corpo, proporcionando um ótimo convívio social e ajudando na saúde e no bem-estar dos participantes. “Escolhemos um compositor, escolhemos uma obra dele, transformamos esta obra em teatro, com a orientação do professor Ayrton, e colocamos junto as músicas que marcaram a trajetória deste compositor”, detalha. Além do professor de teatro Ayrton Rebello Filho, como Diretor Cênico, o grupo conta ainda com a contribuição do regente Kallebe de Souza Pessoa.

O Coral veio de um projeto para a terceira idade, mas com o tempo foi abrindo para pessoas jovens também. Em cada apresentação, o coral tem um figurino adequado. Envolve, mais do que a música, o lado artístico diversificado.

Os ensaios acontecem às quintas-feiras, das 14h às 16h. O Coral é aberto ao público a partir de 13 anos e gratuito. “Será muito bem-vindo quem gosta de cantar e interagir com um grupo bem-humorado e sensível à arte”, convida Jane.

O CCFPA fica na Rua Gonçalo de Castro, 85 - Alto, Teresópolis - RJ. Mais informações pelo telefone (21) 2644 5770 ou pelo e-mail centrocultural@unifeso.edu.br.