Teresópolis e a Segurança Pública

Willhian Bastos, Roberta Montello Amaral

Resumo


Segurança pública é um dos assuntos que faz parte das preocupações diárias da grande maioria dos brasileiros, especialmente daqueles que vivem no Estado do Rio de Janeiro. Muito se fala sobre sua evolução, mas as ferramentas para seu acompanhamento normalmente envolvem cálculos que podem ser difíceis ou questionáveis, pois trata-se de uma variável sujeita a sazonalidade ou outros fatores difíceis de se mensurar. Este artigo tem a pretensão de apresentar um modo simples de acompanhar a evolução de indicadores de segurança através da construção de cartas de controle elaboradas a partir da observação dos dados de ocorrências policiais divulgados pelo Instituto de Segurança Pública para a cidade de Teresópolis. Como resultado observa-se crescimento, em 2020, do delito de estelionato.


Palavras-chave


Teresópolis; segurança pública; indicadores.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Roberta Montello Identificação de Momentos de Compra e Venda de Ações Baseada em Gráficos de Controle. Tese de Doutorado, PUC-RJ, Rio de Janeiro, 2008.

AMARAL, Roberta Montello; FONSECA, Danilo Amaral da. Diagnóstico e Divulgação da Situação da Segurança Pública de Teresópolis/RJ: Uma Aplicação de Cartas de Controle. XXXVII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Joinville, 2017.

AMARAL, Roberta Montello; FONSECA, Danilo Amaral da. Diagnóstico e Divulgação da Situação de Segurança Pública de Teresópolis/RJ: uma análise histórica. CASI, Rio de Janeiro, 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. IPEA; Atlas da Violência; IPEA; Rio de Janeiro; 2017. disponível em http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/arquivos/downloads/8623-170602atlasdaviolencia2017.pdf, acesso em 20/4/18

CERQUEIRA, Daniel et al. Atlas da Violência. Disponível em: Acesso 01 mai 2018.

COSTA, Antonio Fernando Branco Costa; EPPRECHT, Eugenio Kahn & CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro; Controle Estatístico de Qualidade, São Paulo: Editora Atlas, 2004.

FBSPa. Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em: Acesso: 01 mai 2018.

FBSPb. Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em: Acesso: 01 mai 18.

GRACIOLI, José; AMARAL, Roberta Montello; TAFNER, Paulo. Estatística Para Iniciantes. Rio de Janeiro, Publit, 2019.ISP: http://www.isp.rj.gov.br

MIRANDA, Tiago. Sistema Nacional de Segurança Pública é aprovado em comissão. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/RADIOAGENCIA/520561-SISTEMA-NACIONAL-DE-SEGURANCA-PUBLICA-E-APROVADO-EM-COMISSAO.html> Acesso 01 mai 2018.

RIBEIRO, Ludmila. Afinal, qual é o papel que o município pode ter na segurança pública? Disponível em: < https://www.cartacapital.com.br/politica/afinal-qual-e-o-papel-que-o-municipio-pode-ter-na-seguranca-publica> Acesso 01 mai 2018.

WHEELER, Donald J. & CHAMBERS, David S.; Understanding Statistical Process Control. New York: SPC Press, 1992.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.