O curso de Ciências Biológicas do UNIFESO oferece graduação em Bacharelado e Licenciatura, preparando profissionais para atuar nos campos da Saúde, Meio Ambiente e Biodiversidade e Educação.

Na avaliação pelo MEC as duas graduações obtiveram conceito 4,0 (em uma escala de 1,0 a 5,0). Os conceitos obtidos em duas avaliações consecutivas comprovam que o curso está entre os melhores do Brasil.

No UNIFESO os estudantes podem ser especializar:

Na área de Saúde: há 49 anos o UNIFESO forma profissionais qualificados para todo o Brasil, devido à excelência dos seus laboratórios, do hospital de ensino e da vivência prática do estudante em programas de saúde desenvolvidos pela Instituição e voltados para a sociedade local e regional.

Na área de Meio Ambiente e Biodiversidade: a presença de três unidades de conservação (Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Natural das Montanhas de Teresópolis), a grande proximidade com a Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, um relevante bioma marinho e do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro e visitas periódicas ao Zoológico do Rio de Janeiro (RIOZOO), Museu Nacional da Quinta da Boavista e ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro permitem inúmeros estudos da fauna e flora.

Na área de Educação: a região apresenta redes pública e particular de Ensino Fundamental e Médio de alta qualidade para a formação e a posterior absorção de jovens professores. Os estudantes poderão também estagiar no Centro Educacional Serra dos Órgãos, unidade de Educação Básica do UNIFESO.

A situação geográfica privilegiada onde está instalado o curso de Ciências Biológicas é outro atrativo: o Campus Quinta do Paraíso, um fragmento de Mata Atlântica com cerca de um milhão de metros quadrados constitui um verdadeiro laboratório ao ar livre.

Para uma formação sólida de biólogos contamos ainda com:

Oito laboratórios e um biotério localizados no Campus Quinta do Paraíso, e no Campus Sede o Laboratório de Anatomia Humana, a Sala de Videomicroscopia e o Laboratório de Biologia Molecular. Os laboratórios permitem aos estudantes desenvolverem suas habilidades profissionais.

O curso conta com encontros semanais do Café Científico, em que o estudante tem a oportunidade de debater os principais assuntos relacionados à ciência com especialistas de diversas áreas do conhecimento.

O estudante participa das atividades da exposição da Ciência Itinerante, com o objetivo de divulgar a ciência em espaços públicos como calçadas e praças, e ainda nas escolas.
Retirar a palavra museu e colocar ciência

No trabalho de campo o estudante tem a oportunidade de aprender a observar e coletar informações do ambiente ao seu redor com orientação de especialistas.

Os estudantes têm a oportunidade de aprender na Floresta Escola a importância da preservação da mata atlântica. É um laboratório a céu aberto onde se plantou cerca de 400 árvores de noventa espécies diferentes, o que possibilita ao estudante aprofundamento de seus conhecimentos na área botânica e ecologia.

Para seus estudos nossos alunos contam ainda com o Sistema de Bibliotecas do UNIFESO, cujo acervo pode ser consultado a partir de qualquer campus.

Coordenador: Prof. Carlos Alfredo Franco Cardoso
Horário: segunda a sexta, das 14:00h às 22:20h
E-mail: coordcursocbiologicas@unifeso.edu.br
Tel.: (21) 2743-5318
Campus Quinta do Paraíso: Estrada da Prata, s/n – Prata Teresópolis/RJ
Duração(Licenciatura): quatro anos
Duração(Bacharelado): quatro anos
Turno: Noturno