A SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA MEDICINA



A Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, tendo como sede o Museu "Carlos da Silva Lacaz", localizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Sua história começou em setembro de 1996, durante o 35º Congresso da Sociedade Internacional de História da Medicina, realizado em Cós, na Grécia, onde o Brasil era um dos poucos países que não estava sendo representado por uma organização nacional. Foi então, que três brasileiros, lá presentes, se reuniram para discutir a criação de uma sociedade brasileira para o estudo e divulgação da História da Medicina. Eram eles: Ulysses G. Meneghelli (Ribeirão Preto), Joffre Marcondes de Rezende (Goiânia) e Argeu Castro Rocha (Goiânia), que participavam do congresso de forma independente, ligados a suas instituições de origem.

Após a ideia de criação da sociedade, procuraram o apoio do Prof. Dr. Carlos da Silva Lacaz, e, pouco mais de um ano depois, em 21 de novembro de 1997, realizou-se a cerimônia de fundação da Sociedade Brasileira de História da Medicina, com mais de 200 pessoas presentes. A cerimônia foi realizada no Museu Histórico Carlos da Silva Lacaz, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A SBHM tem, como objetivos, incentivar o estudo e a pesquisa da História da Medicina em todo o território nacional; proporcionar o intercâmbio de informações, nessa área de conhecimento, entre os seus associados; promover e divulgar reuniões, cursos e outros eventos relacionados à História da Medicina; contribuir para a preservação da memória da Medicina Brasileira; propugnar, junto às Faculdades e Escolas de Medicina, pelo ensino da História da Medicina nos cursos médicos, como requisito básico para a formação integral do médico; divulgar trabalhos relevantes sobre História da Medicina, especialmente aqueles referentes à Medicina Brasileira e manter intercâmbio com entidades congêneres de outros países e com entidades afins.

DIRETORIA – Presidente Lybio Martire Junior (SP); Vice-presidente: João Bosco Botelho (AM): Secretário Geral: Jose Marcos dos Reis (MG); 1º Secretário: Daniel Pinheiro Hernandez (RJ); Tesoureiro: Dary Alves de Oliviera (CE) e Bibliotecário: Jorge Cury (RS).

Mobirise


© Copyright 2021 UNIFESO - All Rights Reserved