Hospitais e maternidades, escolas e creches, clínicas multiprofissionais e consultórios.
O curso é constituído por 12 módulos interdependentes de 30h. Cada módulo terá duração de 4 semanas, com 8h de aulas presenciais, 12h de aulas remotas síncronas e 10h de atividades dirigidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Após o período de 4 semanas, o aluno será avaliado pelo docente e seguirá para o módulo seguinte.
OBJETIVO GERAL
Aprofundar conhecimentos e habilidades técnico-científicas e práticas do profissional de Nutrição na área de Saúde da Mulher e da Criança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender os fundamentos em que se baseiam os cuidados nutricionais no grupo
- estudado;
- Conhecer os níveis de atenção e estrutura organizacional para o cuidado com a saúde do grupo estudado;
- Reconhecer os fatores que interferem na conduta dietoterápica;
- Estabelecer o diagnóstico nutricional e prescrição dietoterápica dos indivíduos em estudo;
- Participar, como elemento da equipe de saúde interdisciplinar, do tratamento dietético dos indivíduos em estudo.
Estará capacitado a atuar com excelência técnica e ética no cuidado nutricional de gestantes, lactantes, recém-nascidos, crianças e adolescentes. Com conhecimento atualizado e habilidades interdisciplinares, será apto a desenvolver intervenções baseadas em evidências, colaborar em equipes multiprofissionais, implementar políticas de saúde pública e promover práticas alimentares saudáveis. Além disso, terá o compromisso com a educação continuada e a inovação, contribuindo para a qualidade de vida e a saúde materno-infantil.
- As atividades acontecerão presencialmente pelo polo Unifeso Sede (Teresópolis) e a distância no Ambiente Virtual do Unifeso.
- Na modalidade online, os estudos são desenvolvidos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Unifeso. Cada professor tem autonomia para preparar suas aulas, que serão em sua maioria aulas expositivas, vídeos legendados, oficinas e palestras com convidados externos. As estratégias didático-pedagógicas do curso contarão com diversificação metodológica, compreendendo exposição dialogada, aprendizagem por projeto, análise de casos e notas técnicas.
A situação de saúde está relacionada com diferentes aspectos da vida, tais como a alimentação, moradia, renda e meio ambiente. É reconhecida a algum tempo a vulnerabilidade biológica das mulheres e crianças, bem como a social, principalmente em países em desenvolvimento. Os indicadores epidemiológicos do Brasil mostram uma realidade na qual convivem doenças crônicas não transmissíveis e carências nutricionais, inclusive nesse grupo, que se caracteriza por elevadas necessidades nutricionais devido à fase de rápido crescimento e desenvolvimento.
No Brasil, as principais causas de morte da população feminina são as doenças cardiovasculares, destacando-se o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral; as neoplasias, principalmente o câncer de mama, de pulmão e o de colo do útero; as doenças do aparelho respiratório, marcadamente as pneumonias (que podem estar encobrindo casos de AIDS não diagnosticados); doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas, com destaque para o diabetes; e as causas externas. Algumas dessas patologias listadas apresentam ação conhecida sobre a relação da alimentação e nutrição em sua prevenção e/ou tratamento, bem como a relação social, cultural e econômica.
Os primeiros 1000 dias de vida (concepção, gestação e primeiros dois anos de vida) são apontados como os mais importantes no que tange ao desenvolvimento biológico, psicossocial e afetivo. O investimento neste período tem retorno por toda infância, adolescência e vida adulta. As práticas alimentares neste período impactam as práticas futuras e, consequentemente, a qualidade de vida de todos os brasileiros, refletindo no desenvolvimento da nação. A Alimentação é um dos fatores primordiais nesta fase, incluindo o período da gestação e da mãe fértil, e é necessário que ela seja praticada com base em recomendações concisas e adequadas a esta fase do curso da vida. Desta forma o presente curso se propõe a especializar o profissional de Nutrição para o atendimento nutricional de mulheres e crianças com eficiência e eficácia.