Na modalidade online, os estudos são desenvolvidos através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Unifeso. Cada professor tem autonomia para preparar suas aulas, que serãoem sua maioria aulas expositivas, vídeos legendados, oficinas e palestras com convidados externos. As estratégias didático-pedagógicas do curso contarão com diversificação metodológica, compreendendo exposição dialogada, aprendizagem por projeto, análise de casos e notas técnicas. As atividades acontecerão presencialmente pelo polo Unifeso Saquarema e a distância no Ambiente Virtual do Unifeso.
Tanto a formação inicial como as formações continuadas de professores, gestores e demais profissionais da educação precisam contemplar em seus currículos a educação inclusiva, como a abordagem mais atual da modalidade da educação especial.
A valorização da diversidade, seja a partir das deficiências e transtornos, sejam pelas próprias diferenças sociais, econômicas, culturais, étnicas, raciais, religiosas, sexuais, de gênero impõem novos arranjos curriculares e a necessidade de profissionais que estejam preparados para as especificidades dos discentes e para o próprio dinamismo do mundo contemporâneo.
O curso é constituído por 12 módulos interdependentes de 30h. Cada módulo terá duração de 4 semanas, com 8h de aulas presenciais, 12h de aulas remotas síncronas e 10h de atividades dirigidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Após o período de 4 semanas, o aluno será avaliado pelo docente e seguirá para o módulo seguinte.
O curso é destinado a graduados de qualquer área de conhecimento que tenham interesse em trabalhar com educação inclusiva, com enfoque especial a profissionais da educação.
Objetivo Geral:
Promover a formação de profissionais da educação e áreas correlatas dentro de uma perspectiva inclusiva, humanista e voltada para a construção de uma sociedade menos desigual, sobretudo em termos de acesso e permanência.
Objetivos Específicos
- Promover um aprofundamento teórico sobre os principais aspectos da inclusão e das deficiências e transtornos;
- Articular teoria e prática, a partir do estudo de casos reais;
- Aprofundar a compreensão sobre a legislação educacional, com recorte na educação inclusiva;
- Fomentar a organização de redes de pesquisas e práticas, para estabelecer interações de longo prazo entre discentes.