O curso é destinado a profissionais graduados que já atuam na área da Educação e fazem uso da educação inclusiva, bem como aqueles de outras áreas do conhecimento que pretendam conhecer e/ou atuar com educação inclusiva.
O egresso será capaz de conhecer as dificuldades dos estudantes com necessidades educacionais especiais; Reconhecer as diferenças das síndromes apresentadas durante o curso; Facilitar a promoção da inclusão de deficientes na comunidade escolar e extraescolar, nas discussões e reflexões sobre a educação científica, tendo como base a Educação Básica interdisciplinar, estando apto para atuar no planejamento e na operação em escolas de Ensino Fundamental e Médio, em instituições de Ensino Superior, em cursos, academias, clubes e demais áreas com atividades que requeiram a inclusão.
O curso dispõe de excelente infraestrutura e a integração institucional permite o uso das instalações complementares, como salas de multimídia, salas para estudos em grupo com TV e DVD e internet wi-fi em todos os ambientes, além do suporte on-line no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
» Cenários de prática
• Estudos de casos;
• Seminários.
» Laboratório de Informática
• Atende a alunos e professores em suas atividades acadêmicas, pesquisas científicas, tecnológicas e outras atividades de interesse acadêmico do Unifeso.
» Sistema de bibliotecas
• Com mais de 70.000 títulos em seus acervos físico e virtual, acessível em ambiente on-line, além de cabines individuais equipadas para utilização de computadores com acesso à internet;
• Periódicos especializados.
Geral:
Contribuir para a promoção da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na comunidade escolar e extraescolar por meio de discussões e reflexões sobre a educação científica, tendo como base a Educação e a diversidade, se constituindo em fator de desenvolvimento de habilidades para o exercício pleno da cidadania, além de estimular o desenvolvimento de atividades que possibilitem a integração comunidade - universidade - escolas, no processo de educação inclusiva.
Específicos:
- Fomentar a pesquisa nas áreas da Educação Inclusiva e do Ensino de Ciências Naturais;
- Avaliar recursos e materiais didáticos empregados por professores da rede pública de ensino, partindo da ideia de que há uma estreita relação entre a concepção que se tem de ciência, sua produção, validação nas comunidades científicas e de usuários e as práticas pedagógicas desenvolvidas nos processos inclusivos de ensino e aprendizagem;
- Facilitar a promoção da inclusão de deficientes na comunidade escolar e extraescolar nas discussões e reflexões sobre a educação científica tendo como base a Educação Básica interdisciplinar.
O estudante será capaz de conhecer as dificuldades dos alunos com necessidades educacionais especiais; Reconhecer as diferenças das síndromes apresentadas durante o curso; Facilitar a promoção da inclusão de deficientes na comunidade escolar e extraescolar nas discussões e reflexões sobre a educação científica tendo como base a Educação Básica interdisciplinar.
O curso terá aulas expositivas participativas, larga utilização de metodologias ativas, com uso de laboratórios, vídeos legendados, conteúdos através de ambiente virtual de aprendizagem, oficinas e palestras com convidados externos.
Serão desenvolvidos trabalhos que traduzam a realidade a ser encontrada pelos egressos.
A proposta do TCC será a realização de um projeto de intervenção para a realidade dos estudantes.