Comissão Nacional de Ética em Pesquisa realiza visita e atividades no Unifeso

01-08-2019

No dia 26 de julho, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) recebeu a visita de Valéria Helena da Silva, consultora do Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa (Q-CEP) da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Trata-se de uma ação de ensino/aprendizagem que objetiva educar e promover o reconhecimento dos CEPs em todo país.

De acordo com a proposta do projeto, o eixo de reconhecimento compreende uma leitura do trabalho administrativo e de análise ética desenvolvido pelo CEP. O eixo educativo compreende atividades in loco, com visitas a cada CEP, e pela implementação da ferramenta de educação a distância (EaD) do Sistema CEP/Conep.

No Unifeso, a visita teve como objetivo de reconhecimento de educação permanente do Comitê de Ética em Pesquisa. Os comitês de ética da instituição possuem membros de diferentes áreas do conhecimento e buscam, por meio da avaliação ética dos projetos sob apreciação, qualificar e potencializar as pesquisas científicas no Unifeso.

“A representante do Conep veio para saber quem somos, para conhecer os nossos trabalhos, para promover a capacitação e a padronização das formas de análise ética”, contou a professora Alba Fernandes, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Unifeso. O dia da visita foi dividido em três momentos: uma reunião com a coordenação do CEP, depois com a gestão da instituição de ensino e finalizou com atividades envolvendo todos os membros do colegiado do comitê. “Fizemos um trabalho de como olhar os documentos dentro de um protocolo, como elaborar um parecer e os tipos de pendência e algumas resoluções nossas que estão vigentes no sistema”, contou a consultora Valéria.

Sobre o projeto

As visitas levam em consideração as especificidades de cada CEP e foram iniciadas em abril de 2019. A equipe responsável por realizar essas visitas foi formada exclusivamente para trabalhar no Q-CEP. Além de todo o trabalho educativo e de reconhecimento realizado in loco com o CEP, a visita envolve também a produção de um relatório que é enviado, posteriormente, pela Conep ao CEP.

O Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa começou as visitas in loco nos CEPs localizados em Brasília/DF e, logo em seguida, o trabalho de campo foi ampliado pelo país. “ A ideia do projeto é visitar todos os comitês que foram aprovados e registrados na Conep até dezembro de 2018. O Comitê tem muitas ferramentas para continuar melhorando, e o apoio das instituições é muito importante. Desejamos que isso continue sendo ampliado porque o foco do nosso trabalho é proteger o participante de pesquisa”, explicou a consultora do Conep.