*Educação Permanente em Saúde, de Trabalho Educação e Saúde e de Metodologia Científica.
Coordenador: Prof. Alexandre Vicente Garcia Suarez
Horário da Coordenação: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Endereço: Campus Antonio Paulo Capanema de Souza
(Avenida Alberto Torres, 111 - Alto - 25964-004)
Telefone: (21) 2641-7036
E-mail: odontologia@unifeso.edu.br
Duração: 5 anos
Turno: Integral
Titulação: Bacharel em Odontologia
Portaria nº 828 ENADE
Quadro dos Cursos - Reconhecimento, coordenadores e avaliação do MEC - ATUALIZAÇÃO 06-12-2022
Quadro com Dirigentes, Avaliação, Coordenadores e Reconhecimento dos cursos de Graduação
Quadro com Turmas, Vagas Oficiais, Integralização, CH, Hora Aula e Reconhecimento dos Cursos
Projeto Pedagógico do Curso - PPC
Edital de Outras Formas de Ingresso 2023
Edital do Processo Seletivo Vestibular - Redação On-line e Enem 2023
Errata - Edital do Processo Seletivo Vestibular - Redação On-line e Enem 2023
Mensalidade para o ano de 2023.
Normal: R$ 3.763,32
Com desconto de adimplência*: R$ 3.669,24
* Pagamento até o 5º dia útil com adimplência de 2,5% (dois e meio por cento);
* Pagamento até o dia 10, sem desconto de adimplência e sem juros e multas;
* Pagamento após o dia 10 sofrerão os acréscimos legais.
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Saiba Mais
O curso de Odontologia valoriza de modo significativo a prática integradora desde o início do curso, nos mais variados espaços de ensino-aprendizagem. As atividades são pautadas em metodologias ativas que incentivam o estudante a ser autônomo em sua formação acadêmica e, consequentemente, em sua vida profissional. O curso busca diferenciar suas experiências associando as práticas laboratoriais à clínica odontológica e às questões como a administração e gestão em saúde bucal, incluindo componentes dos ambientes públicos e privados do sistema de saúde. Pretende-se instrumentalizar os estudantes a serem empreendedores, gestores, empregadores e líderes de equipes de saúde, ampliando sua qualificação profissional. Ao final do curso, o formando terá desenvolvido habilidades técnicas e científicas pautadas na ética e na humanização, considerando aspectos sociais, culturais, econômicos, de sustentabilidade e consciência ambiental, para a construção de uma sociedade justa e solidária.
Estudantes do ensino médio; profissionais da área da saúde e aqueles que tratem dos negócios relativos aos cuidados com a saúde e bem-estar, estética e acompanhamento de atletas; técnicos de prótese dentária (protéticos) que desejem expandir sua atuação**; auxiliares de saúde bucal (ASB) e técnicos de saúde bucal (TSB); empreendedores atentos ao crescimento do mercado de saúde bucal e ainda indivíduos que almejem desenvolver-se academicamente para trabalhar em pesquisa e inovação, com vistas a empreender e influenciar o mundo atual.
Ao se formar, o cirurgião dentista pode atuar como clínico geral e, depois, explorar outras especialidades regulamentadas pelo Conselho Federal de Odontologia, são elas: Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais, Dentística, Disfunção Têmporo-Mandibular, Endodontia, Estomatologia, Implantodontia, Odontologia do Trabalho, Odontogeriatria, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Odontopediatria, Ortodontia, Odontologia Legal, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Patologia Bucal, Periodontia, Prótese Dentária, Prótese Buco Maxilo-Facial, Radiologia e Imaginologia Odontológica, Saúde Coletiva e da Família. Pode atuar como profissional liberal e empreender em seu próprio consultório, trabalhar na rede pública, ser gestor público de saúde, seguir carreira como dentista das Forças Armadas e auxiliares ou, ainda, seguir carreira acadêmica, investindo em pesquisas na área ou lecionando no ensino superior.
O curso de Odontologia dispõe de excelente infraestrutura e a integração institucional permite o uso das instalações complementares de outros campi, como salas de multimídia, salas para estudos em grupo com TV e DVD e
internet wifi em todos os ambientes.
Possui laboratórios especializados que possibilitam a realização das atividades que articulam prática-teoria-prática, oferecendo aos estudantes recursos didático-pedagógicos adequados à sua formação profissional.
» Espaços de Aprendizagem Teóricos:
• espaços especiais de tutoria (para atuação em pequenos grupos)
• salas de aula tradicionais (amplas e bem equipadas)
• suporte em AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem
» Laboratórios de prática
• Laboratórios de Ciências da Saúde:
° anatomia
° histologia (sala de vídeomicroscopia)
° microbiologia
° imagens radiológicas
° entre outros
• Laboratórios de Habilidades
° manequins para manipulação e treinamento nas mais diversas situações
» Cenários reais de prática (lógica do IETC - Integração Ensino, Trabalho e Cidadania)
• HCTCO - Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (odontologia hospitalar e cirurgia bucomaxilofacial)
• Clínica-Escola de Odontologia (com 68 consultórios e salas de Raios-X em todos os andares)
• escolas de educação básica
• espaços educativos não escolares
• escovódromo;
• central de esterilização;
• laboratório de prótese dentária
» Laboratório de Informática
• atende a alunos e professores em suas atividades acadêmicas, pesquisas científicas, tecnológicas e outras atividades de interesse acadêmico do UNIFESO
» Sistema de bibliotecas
• com mais de 70.000 títulos em seu acervo físico e virtual, acessível em ambiente online, além de cabines individuais equipadas para utilização de computadores com acesso à internet
• periódicos especializados
Formar um cirurgião dentista capaz de administrar e gerenciar programas, planos e negócios ligados a saúde bucal, que possua habilidades e competências para compreensão e solução de questões de saúde bucal considerando sua formação ampla e integradora dos conhecimentos biológicos e técnico-científicos, por meio de ações de proteção, promoção, manutenção e reabilitação da saúde em seu mais amplo sentido, aliando os aspectos socioculturais e econômicos no contexto individual e coletivo. Estará apto ainda a oferecer atenção integral e contínua aos problemas de saúde bucal da população, em ambientes privados ou sintonizado com o Sistema Único de Saúde (SUS), compreendendo seu papel transformador integrado com os serviços de saúde e com a comunidade, com base na responsabilidade, na capacidade de comunicação interpessoal e de modo a respeitar culturas diferentes, que permita um agir de forma ética, investigativa, crítica e reflexiva.
Ao final do curso, o cirurgião dentista do UNIFESO será um profissional ético, humanista, crítico e reflexivo, capaz de administrar e gerenciar programas, planos e negócios ligados a saúde bucal, possuindo habilidades e competências para compreensão e solução de questões de saúde bucal, considerando sua formação ampla e integradora dos conhecimentos biológicos e técnico-científicos. Estará apto ainda a oferecer atenção integral e contínua aos problemas de saúde bucal da população, compreendendo seu papel transformador integrado com os serviços de saúde e com a comunidade.
O curso de graduação em Odontologia visa, em sua essência, permitir o entendimento da necessidade da garantia do cuidado, em todas as suas dimensões, das atividades de promoção e proteção à saúde, bem como as de manutenção e recuperação, buscando o equilíbrio entre a excelência técnica e a relevância social. Assim, estimular o acadêmico a prestação de atendimento odontológico e a promoção de saúde bucal de qualidade com ampla atuação com a comunidade e o serviço, articulado com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) em seus pressupostos: - Formação de cirurgiões dentistas habilitados para responder às necessidades da população brasileira - Conformação e consolidação de um novo modelo de atenção à saúde, ampliando o modelo clínico e incorporando o epidemiológico - Fortalecimento do modelo de atenção à saúde centrado no usuário - Valorização dos determinantes e condicionantes de saúde - Formação profissional orientada por competências - Desenvolver o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser - Currículo integrado - Processo de aprendizagem significativa na formação acadêmica - Metodologias ativas com base em dimensões problematizadoras - Integração do Ensino, Trabalho e a Cidadania com a inserção do estudante no mundo do trabalho ao longo de todo curso, baseado na Educação Permanente - Diversificação dos cenários de aprendizagem - Desenvolvimento de competências através do trabalho em equipe - Avaliação formativa - Produção de conhecimentos considerando as necessidades do SUS
Módulo Tutorial: - Sessões Tutoriais – momento no qual o estudante apropria-se de conteúdos teóricos através de situações-problema que simulam situações do mundo do trabalho as quais envolvem os conteúdos curriculares relativos ao período em questão, tais como procedimentos laboratoriais, clínicos e situações cotidianas. Têm como ponto de partida a apresentação de um problema, pelo qual se pretende estimular os estudantes a alcançarem as habilidades e competências definidas no currículo para este cenário. Assim, a sessão de tutoria visa ao desenvolvimento do raciocínio e de habilidades intelectuais e à aquisição de conhecimentos. - Conferências – tem como propósito contribuir para a ampliação da perspectiva dos estudantes na consideração de questões em estudo ou sua mobilização para análise e aprofundamento de temas específicos discutidos em tutoria ou contemplados nos demais cenários de ensino e aprendizagem do curso. - Atividades Autodirigidas (AAD) – desenvolvidas pelo estudante, de modo presencial ou não, que o capacitam a assumir papel ativo e responsável em seu aprendizado. As AAD contribuem no processo de formação profissional ao permitir que o estudante identifique suas necessidades de aprendizagem e encaminhe com criatividade e criticidade, estratégias de superação, ainda, desenvolvam atividades complementares a sua formação acadêmica. Laboratórios Morfofuncionais (LMF): nesses espaços laboratoriais visa estimular o estudante a compreender os conteúdos das ciências biológicas e da saúde que incluem as bases moleculares, celulares e anatômicas dos processos normais e alterados. - LMF Bioquímica/Microbiologia e Imunologia/Biossegurança - LMF Anatomia Humana - LMF Histologia e Embriologia - LMF Bases Fisiofarmacológicas / Terapêutica Medicamentosa em Odontologia Laboratórios de Habilidades Odontológicas (LHO): nesses espaços busca-se desenvolver competências e habilidades, em ambiente laboratorial, através de situações simuladas que oferecem ao estudante a relação entre teoria e prática, visando o desenvolvimento de aptidões necessárias ao exercício da odontologia. - LHO Anatomia e Escultura Dentária / Materiais Odontológicos - LHO Anestesiologia Integração Ensino Trabalho e Cidadania (IETC): oferece aos estudantes os fundamentos biopsicossociais em todas as fases da vida, proporcionando aos mesmos o conhecimento da necessidade de uma visão integral dos sujeitos para o efetivo atendimento às suas necessidades de saúde, bem como desenvolve atividades com ações de integração da comunidade acadêmica a comunidade interna e/ou externa, interagindo sob diversas formas de atuação em diferentes cenários e atores sociais, observando a complexidade e a estrutura curricular de cada ano. No 1º ano, é oferecido de modo institucional o Módulo de Ensino à Distância (EaD) Cidadania, Diversidade e Sustentabilidade. - IETC Concepto à adolescência/SUS - IETC Módulo (EaD) Cidadania, Diversidade e Sustentabilidade - IETC Vida Adulta/Saúde do Trabalhador/SUS - IETC Envelhecimento Saudável/SUS Integração Laboratório e Clínica (ILC): Os ILC encontram-se distribuídos no segundo, terceiro e quarto anos do curso de graduação em odontologia e contemplam o que define as Diretrizes Curriculares Nacionais de Odontologia por ciências odontológicas. Neste cenário, o estudante inicia seu ciclo de aprendizagem no laboratório e, ao passo que vão sendo desenvolvidas habilidades e competências, o mesmo é encaminhado ao mundo do trabalho (clínica), onde aplica os conhecimentos adquiridos. Ressalta-se que este acesso à clínica não exclui o retorno ao laboratório. Ao se deparar com dificuldades na execução dos procedimentos previstos para o cenário clínico o estudante tem a possibilidade de retornar ao laboratório para aprimorar e aperfeiçoar seus conhecimentos e desenvolver ainda mais sua habilidade técnica. - ILC Radiologia Odontológica e Imagenologia - ILC Dentística - ILC Diagnóstico e Patologia Bucal - ILC Periodontia - ILC Endodontia - ILC Prótese Removível - ILC Cirurgia Odontológica e Introdução à Implantodontia - ILC Oclusão Dentária e Disfunção Têmporomandibular - ILC Prótese Fixa - ILC Ortodontia Estágios Supervisionados (ES): nesses cenários de aprendizagem são desenvolvidas atividades clínicas balizadas por normas próprias, sob supervisão docente, sendo estas atividades correspondentes a 20% da carga horária total (distribuída nos 3º, 4º e 5º anos), com a obrigatoriedade de presença integral do estudante. - ES Clínica Geral I - ES Clínica Integrada ao SUS - ES Clínica de Odontopediatria - ES Clínica de Pacientes Especiais - ES Clínica Geral II - ES Clínica Geral III - ES Clínica Geral IV - ES Clínica de Práticas Cirúrgicas Gestão e Mundo do Trabalho (GMT): Esse cenário é composto por módulos temáticos nos quais se alternam conferências e sessões clínicas, no quinto ano do curso, e busca desenvolver conhecimentos e competências relevantes na área de Gestão e o Mundo do Trabalho, associando a prática clínica, à administração e ao gerenciamento tanto da força de trabalho e de recursos físicos, materiais e de informação. Assim sendo, busca-se instrumentar os estudantes para a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde, ampliando a formação profissional do cirurgião dentista. - Conferências e Sessões Clínicas Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): fornece subsídios à formação acadêmica no que tange à proposta de construção científica, através de projetos de investigação, podendo se desdobrar em propostas de intervenção aplicadas e envolver a comunidade acadêmica e a sociedade, de modo a fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão. Esse cenário de ensino e aprendizagem destina-se ao desenvolvimento e conclusão do TCC sob a forma de apresentação oral e escrita. - Desenvolvimento do Projeto - Conclusão e apresentação TCC
O curso foi estruturado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem pela técnica da ABP - Aprendizagem Baseada em Problemas. O estudante é visto como um pensador e a sua participação
ativa é ponto fundamental para a motivação e aquisição de conhecimento. A metodologia estimula no aluno a capacidade de aprender a aprender, de trabalhar em equipe, de ouvir outras opiniões e o
induz a assumir o seu protagonismo e a sua responsabilidade pelo aprendizado.
Para isso, o corpo docente se utiliza de ferramentas, a maioria em pequenos grupos, como:
• situações problemas nos espaços de tutoria
• conferências
• práticas em laboratórios de ciências
• práticas em laboratórios de habilidades (simulações)
• práticas em laboratórios morfofuncionais
• práticas em laboratórios virtuais (ambiente online)
• integração laboratório-clínica
• discussões de casos clínicos
• produção de trabalhos científicos (desde o primeiro período)
• dramatizações
• inserções em cenários reais de prática
• entre outros
A proposta avaliativa processual desenvolvida no curso, visa o acompanhamento do estudante em sua formação acadêmica, motivando-o para sua superação e redirecionando aos caminhos da construção do conhecimento. Assim, a avaliação formativa faz parte do processo de formação do odontólogo como um processo avaliativo e contínuo e inclui as Avaliações Integradas Continuadas (ACI) teóricas e/ou práticas de todos os cenários de ensino e aprendizagem, de modo equitativo, sendo exploradas as competências cognitivas, o desenvolvimento de habilidades técnico-profissionais, as relações humanísticas e éticas.
- Possui convênio com a SMS Rio de Janeiro e o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Serviço (COAPES) com a SMS Teresópolis, RJ. - O curso possui o Projeto do Primeiro Emprego, onde o egresso pode trabalhar na Clínica Profissional de Odontologia. - O UNIFESO possui o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (NAPPA) que oferece acompanhamento psicológico, pedagógico, bem como recursos de inclusão aos estudantes do curso - Construção e Produção do Conhecimento: além do desenvolvimento do TCC, o estudante pode participar de diversas iniciativas para ampliar seus conhecimentos, quais sejam através: do Programa de Monitoria do Curso de Odontologia, do Programa de Iniciação Científica e Pesquisa (PICPq), do Plano de Incentivo à Extensão (PIEx), das Ligas Acadêmicas, da Jornada Odontológica Prof. Laucyr Pires Domingues, da Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica do UNIFESO (JOPIC), do Congresso Acadêmico Científico do UNIFESO (CONFESO). - Como Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) o curso oferece acessibilidade digital e laboratórios de informática.
- Conselho Federal de Odontologia (CFO): - Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ): - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO): - Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO): - Homenagem ao Prof. Laucyr, primeiro coordenador do curso de Odontologia/ UNIFESO: - Homenagem IV Jornada Odontológica Prof. Laucyr Pires Domingues/UNIFESO 2013: - Homenagem aos 15 anos de Odontologia UNIFESO: - CONEXÃO UNIFESO - Profa. Monique Sandin fala da integração do curso de Odontologia com a comunidade:
Clínica Escola: A Clínica-Escola de Odontologia localizada no edifício Afif Georges Farah, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, está dividida em três pavimentos, Clínica I, II e III. Conta com 68 equipamentos odontológicos, laboratório de prótese, central de esterilização e centro de diagnóstico e imagem proporcionando uma potente formação prática, estabelecendo a Integração entre Ensino, Trabalho e Cidadania (IETC), que põe o estudante, desde o início do curso, em contato com a realidade da profissão. Clínica Profissional: A Clínica Profissional de Odontologia localizada no edifício Afif Georges Farah, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, possui em sua estrutura 7 consultórios odontológicos, tendo por objetivo prestar um atendimento de qualidade e procedimentos de maior complexidade, não atendidos na Clínica-Escola.
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