Estudantes do ensino médio, profissionais da área da saúde e aqueles que tratem dos negócios relativos aos cuidados com a saúde e bem-estar, estética, cosmetologia, acompanhamento de atletas, nutracêuticos e logística de medicamentos,
gestores ligados a assistência farmacêutica e clínicas, técnicos de empresas de manipulação, drogarias, centros de estética e laboratórios clínicos
que desejem avançar na área farmacêutica, empreendedores atentos no crescimento do mercado autônomo de serviços clínico-farmacêuticos e
ainda indivíduos que almejem desenvolver-se academicamente para trabalhar em pesquisa e inovação, com vistas a empreender e influenciar o mundo atual.
A área de atuação profissional compreende o desenvolvimento de conhecimentos científicos, filosóficos e éticos no campo da preparação física, competições esportivas, empreendedorismo esportivo, recreação, orientação e supervisão em atividade física, projetos sociais, gestão esportiva, pesquisa e animação cultural.
Análises Clínicas e Infecto parasitárias;
Bases Moleculares da Vida;
Bases Morfofuncionais da Vida;
Bases Químicas da Vida;
Cidadania Diversidade e Sustentabilidade;
Empreendedorismo e Inovação;
Estatística e Bioestatística Aplicada à Saúde;
Estudos Microbiológicos e Parasitológicos Aplicados;
Estudos Moleculares Aplicados;
Estudos Morfofuncionais Aplicados;
Farmacologia;
Fisiopatologia e Bioquímica Clínica;
Hematologia e Citologia Clínica;
IETC - Determinantes De Saúde;
IETC - Promoção de Saúde 1;
IETC - Promoção de Saúde 2;
Matemática Aplicada a Saúde;
Microbiologia, Imunologia e Parasitologia;
Políticas Públicas e Gestão em Saúde;
Sistemas Orgânicos e Homeostase.
Conferir competência e habilidade para o exercício profissional da educação
física, em suas diferentes áreas de atuação, seguindo as Diretrizes Curriculares
Nacionais preconizadas pelo Ministério da Educação para os cursos de educação física;
Incentivar o educando (através de atividades teóricas, práticas, inserção na
pesquisa e extensão) a ampliar seu olhar sobre as questões causais do processo de saúde e doença da população, a visualizar o necessário trabalho interprofissional e motivá-lo a adquirir as competências para contribuir na melhoria da condição física de um modo
geral e na prevenção e tratamento das condições físicas desfavoráveis;
Instrumentalizar os educandos para estarem comprometidos com a promoção,
manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou
grupos populacionais;
Desenvolver no estudante a capacidade crítica e reflexiva na abordagem dos
transtornos ligados ao sedentarismo dos indivíduos e coletividades;
Incentivar o estudante na busca contínua do conhecimento da ciência da
atividade física e disciplinas correlatas;
Desenvolver no estudante a capacidade de reconhecer as necessidades sociais da
população e respeitar os aspectos econômicos e culturais;
Desenvolver a capacidade do aluno nas áreas de planejamento, organização e
gerenciamento de atividades físicas, esportivas e de lazer, na preservação da saúde ou
no auxílio ao tratamento de doenças;
Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde do
indivíduo e da coletividade nos níveis de saúde básica;
Reconhecer o direito dos indivíduos a atividades físicas, esportivas e de lazer
adequadas, contribuindo com a informação técnica e com a participação em programas
e intervenções, que visem o estabelecimento de hábitos saudáveis avessos ao
sedentarismo;
Estimular o aluno a ter um espírito de liderança e empreendedorismo;
Estimular o senso crítico na contextualização do conhecimento e criação de
novos saberes;
Desenvolver uma linguagem apropriada que relacione o aluno aos demais
profissionais da saúde;
Compreender a dinâmica da sociedade em toda a sua multiplicidade, no sentido
de resolver problemas que se apresentam no âmbito educacional;
Entender a importância das três dimensões de conteúdos, procedimental,
conceitual e atitudinal, sendo capaz de desenvolver os conhecimentos da área sob a
ótica das três dimensões equilibradamente.
Fomentar o trabalho da interdisciplinaridade, preservando os conteúdos
históricos da Educação Física como os jogos, os esportes, as danças, as ginásticas, as
lutas e o lazer, ampliando para os novos conteúdos surgidos na sociedade moderna
(esportes radicais, da natureza, etc), bem como realizar e divulgar pesquisas com estes
conteúdos programáticos;
Desenvolver reflexões históricas, políticas, epistemológicas e educativas sobre a
construção do(a) aluno(a) como sujeito social, bem como a importância da visão
multicultural e técnica para a construção das habilidades necessárias à elaboração,
execução e avaliação de programas de atividades físicas adequadas aos vários
segmentos do ensino formal e não formal, bem como programar atividades esportivas
educativas, lúdicas, de lazer e de competitividade em diferentes contextos territoriais.
Ser um professor consciente e competente, no sentido de exercitar sua cidadania
e profissionalismo através de uma visão epistemológica da história e das questões
sociais brasileiras.
O egresso será capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos,
pautado em princípios éticos e de responsabilidade social, atuando como protagonista transformador do processo de cuidado mediante a promoção do uso racional de medicamentos,
sendo apto à tomada de decisões e de resolução de problemas em sua área de atuação, numa realidade diversificada e em constante transformação.
O curso de graduação em Farmácia do Unifeso é uma proposta de alto padrão e de caráter inovador com uma proposta que valoriza os ambientes virtuais e presenciais, no caminho da melhoria da qualidade de ensino. Capacita profissionais competentes para o mercado global, além da formação de cidadãos com competências humanísticas e tecnológicas capazes de atender às necessidades de nossa sociedade. As metodologia utilizadas consideram a realidade socioeconômico, cultural e ambiental dos estudantes, incluindo
ferramentas e conhecimentos imprescindíveis ao que se espera da atuação e reflexão sobre o exercício da prática profissional. Dessa forma, desenvolve competências e vivências nos diversos cenários de prática como laboratórios, salas de aula, ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, plataformas e recursos tecnológicos, bem como vasta bibliografia virtual para os estudantes.