Coordenadora: Profa. Kelli Cristine Moreira da Silva Parrini
Horário da Coordenação: Segunda a sexta, das 18h às 22h
Endereço: Campus Quinta do Paraíso
(Estrada da Prata, s/n - Prata - 25976-340)
Telefone: (21) 2743-5326 / 2743-5327 /
(21) 96633-9681 (Whatsapp)
E-mail: farmacia@unifeso.edu.br
Duração: 5 anos
Turno: Noite
Titulação: Bacharel em Farmácia
Portaria nº 828 ENADE
Listagem dos Docentes de Farmácia
Quadro de Dirigentes, Coordenadores, Reconhecimento e Avaliação do MEC
Quadro com Turmas, Vagas Oficiais, Integralização, CH, Hora Aula e Reconhecimento dos Cursos
Projeto Pedagógico do Curso - PPC
Edital de Disciplinas Optativas 2022_1º
Para estudantes matriculados no currículo em vigor a partir do ano de 2018.
Normal: R$ 1.003,31
Com desconto de adimplência*: R$ 978,23
* Pagamento até o 5º dia útil com adimplência de 2,5% (dois e meio por cento);
* Pagamento até o dia 10, sem desconto de adimplência e sem juros e multas;
* Pagamento após o dia 10 sofrerão os acréscimos legais.
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Saiba Mais
A Farmácia é uma profissão milenar e, mesmo em pleno século XXI, está sempre presente nas pesquisas que apontam as profissões do futuro e sobre empregabilidade, sendo uma das carreiras mais promissoras na área da Saúde, sinônimo de muitas oportunidades. A estrutura curricular do curso de Farmácia do UNIFESO é diversificada e atual, possuindo categorias norteadoras que permitem a integração dos conhecimentos básicos e profissionais, que são consolidados nos diversos cenários de estágio. O estudante será inserido no aprendizado prático desde os primeiros períodos de formação, em diversos laboratórios, no Hospital de Ensino, no Ambulatório Escola e nas unidades de saúde públicas e privadas. Tudo isso acompanhado por um corpo docente de mestres e doutores com grande experiência do mercado nas diversas áreas da Farmácia.
Estudantes do ensino médio, profissionais da área da saúde e aqueles que tratem dos negócios relativos aos cuidados com a saúde e bem-estar, estética, cosmetologia, acompanhamento de atletas, nutracêuticos e logística de medicamentos, gestores ligados a assistência farmacêutica e clínicas, técnicos de empresas de manipulação, drogarias, centros de estética e laboratórios clínicos que desejem avançar na área farmacêutica, empreendedores atentos no crescimento do mercado autônomo de serviços clínico-farmacêuticos e ainda indivíduos que almejem desenvolver-se academicamente para trabalhar em pesquisa e inovação, com vistas a empreender e influenciar o mundo atual.
» Serviços clínico-farmacêuticos:
• Assistência e Atenção Farmacêutica Integral (farmácias magistrais e drogarias e em consultórios farmacêuticos e clínicas)
• Farmácia Hospitalar e Clínica (Hospitais, Ambulatórios, Clínicas Oncológicas e Unidades de Pronto Atendimento - UPAS)
• Estratégia da Saúde da Família (UBSf)
• Estética e Cosmetologia (desenvolvimento de produtos e técnicas de tratamento facial e corporal)
• Desenvolvimento de Perfomance de Atletas
» Análises Clínicas e Toxicológicas:
• Laboratórios de Patologia (exames clínico-laboratoriais, emissão de laudos e avaliação de doping)
• Kits de diagnóstico (atuando na pesquisa, desenvolvimento, controle e garantia da qualidade)
» Fármacos e Medicamentos:
• Indústria Pública ou Privada (farmacêutica, cosmética, alimentícia, de insumos para a saúde e saneantes - atuando na pesquisa, desenvolvimento, controle e garantia da qualidade)
• Farmácias de qualquer natureza (com manipulação, fitoterápicas ou homeopáticas)
• Logistica (em distribuidoras e transportadoras de medicamento)
» Alimentos:
• Indústrias de água mineral, de cervejas, de óleos vegetais comestíveis, de leite e derivados e de produtos (controle da qualidade microbiológica, físico-química e sensorial)
• Desenvolvimento de novos produtos e ingredientes alimentícios
» Na Saúde Pública:
• Sanitarista (tratamento de epidemias e doenças)
• Saúde ambiental (controle de vetores e pragas urbanas, epidemiologia genética e vigilância sanitária)
• Práticas Integrativas e Complementares (antroposofia, homeopatia, acupuntura, plantas medicinais e fitoterapia, termalismo social/crenoterapia)
• Órgãos de Fiscalização Sanitária
• Perícia Técnica
O curso dispõe de ambientes que integram teoria e prática, oferecendo toda segurança ao estudante, tais como:
• laboratórios de informática
• hospital de ensino com farmácia hospitalar
• Ambulatório-Escola de atenção farmacêutica
• laboratório de análises clínicas
• Meliponário-Escola
• Floresta-Escola
• bibliotecas com acervo físico e online
» Laboratórios Didáticos:
• Farmacotécnica e Homeopatia
• Farmacobotânica e Farmacognosia
• Parasitologia
• Microbiologia e Imunologia
• Bioquímica
• Química Geral e Orgânica
• Hematologia
• Anatomia Humana
• Histologia e Citopatologia
• Tecnologia e Microbiologia de Alimentos
• Bromatologia
• Controle de Qualidade
• Biotério
Formar profissionais capazes de exercer, no âmbito da profissão farmacêutica, atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e aos alimentos com competência, não só de forma técnica, mas também humanista, crítica, reflexiva e ética, para atuar como agente de desenvolvimento científico, tecnológico e social nos diferentes níveis de atenção à saúde, por meio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de doenças, nos âmbitos, individual e coletivo.
O egresso será capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e de responsabilidade social, atuando como protagonista transformador do processo de cuidado mediante a promoção do uso racional de medicamentos, sendo apto à tomada de decisões e de resolução de problemas em sua área de atuação, numa realidade diversificada e em constante transformação.
O curso de Farmácia possui um programa que visa à obtenção dos estilos e preferências sensoriais de aprendizagem dos estudantes e docentes.
A metodologia utilizada considera o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico do estudante, viabilizando o ensino através de aulas presenciais e semipresenciais.
As atividades desenvolvidas são:
• contrução de mapas conceituais
• estudos de caso
• discussão em classe
• problematização
• seminários
• aulas de laboratórios
• trabalhos de campo
• visitas técnicas
• situações problemas
• casos clínicos
• desenvolvimento de projetos
O estudante ainda é estimulado a buscar a autoaprendizagem (aprender a aprender) através das atividades diferenciadas no
Núcleo de Atividades Integradas (NAI) e Áreas de Aprofundamento e Pesquisa (AAP) - Portfólio, utilizando Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).
Os estudantes ainda podem realizar seu estágio no próprio UNIFESO ou em instituições conveniadas.
A concepção adotada pelo curso de graduaçao em Farmácia do UNIFESO é identificada como avaliação somativa e formativa, pois tal escolha vai ao encontro da perspectiva de ensino como construção e, inclusive, adequa-se à proposta institucional do UNIFESO. O processo de avaliação de estudantes foi formulado de maneira a garantir uma abordagem interdisciplinar do conhecimento, conservando a perspectiva formativa abordada na seção anterior. A Avaliação Continuada e Integrada (ACI) é constituída por instrumentos elaborados em cada unidade curricular e também por uma Avaliação Integrada (AI) elaborada por uma equipe de docentes do ano letivo, visando ao desenvolvimento de competências para a resolução de problemas práticos do universo farmacêutico. Para fins de registro de notas no sistema institucional, quatro notas (de 0,0 a 10,0) precisam ser produzidas em cada unidade curricular por estudante ao longo do ano letivo, a saber: ACI-1, ACI-2, ACI-3 e ACI-4. No quadro abaixo estão explicitadas as composições (em % da nota) de cada uma dessas notas. ACI-1 70% - Avaliação de conhecimentos escrita (teórica) 30% - Avaliações práticas ou que envolvam métodos ativos de ensino-aprendizagem (seminários, estudos de casos, resoluções de problemas práticos etc.) ACI-2 70% - Avaliação Integrada (AI) (teórica) 30% - Avaliações práticas ou que envolvam métodos ativos de ensino-aprendizagem (seminários, estudos de casos, resoluções de problemas práticos etc.) ACI-3 70% - Avaliação de conhecimentos escrita (teórica) 30% - Avaliações práticas ou que envolvam métodos ativos de ensino-aprendizagem (seminários, estudos de casos, resoluções de problemas práticos etc.) ACI-4 70% - Avaliação Integrada (AI) (teórica) 30% - Avaliações práticas ou que envolvam métodos ativos de ensino-aprendizagem (seminários, estudos de casos, resoluções de problemas práticos etc.) Os estudantes, ao longo do ano letivo, são submetidos de maneira continuada a diversas avaliações, sejam téoricas ou práticas. Todas elas seguem calendário previamente estabelecido pela coordenação do curso, tendo em vista o calendário institucional. As nossas avaliações exibem caráter somativo e formativo, uma vez que todos os estudantes são submetidos a “recuperações de conteúdo” ao longo do ano letivo. A recuperação caracteriza-se como um processo formativo dinâmico, ao longo do ano, que oportuniza o acompanhamento e aprimoramento do estudante nos aspectos da aprendizagem considerados insuficientes, mas necessários ao prosseguimento dos estudos. As AI são construídas de acordo com Termo de Referência próprio e seguem um fluxo que envolve a participação colaborativa entre docentes, coordenadores de ano e coordenador de curso. Em sua concepção, a AI consiste numa situação-problema (SP) construída por uma equipe de três docentes do ano letivo. Essa SP é elaborada de acordo com o currículo do curso de Farmácia/UNIFESO em consonância com as competências e habilidades preconizadas nas DCNs. A AI é uma avaliação única, que contribui para a nota de todas as unidades curriculares do ano letivo em dois momentos (ACI-2 e ACI-4). De fato, em cada unidade curricular, os estudantes são avaliados por bimestre com, no mínimo, dois instrumentos de avaliação, selecionados de acordo com as especificidades das competências e conhecimentos. São considerados instrumentos as provas individuais presenciais, o seminário, a produção escrita de sínteses, resenhas, mapas conceituais e outros instrumentos pertinentes ao contexto, aplicados ao longo do semestre e agendados de acordo com o calendário acadêmico. As composições das notas seguem estritamente as recomendações do Quadro 1. Pelo menos um dos instrumentos de avaliação de cada ACI compreende atividade metodologicamente ativa, incluindo estudos de casos clínicos, mapa conceitual, seminários, entre outras. Caso o estudante falte a alguma avaliação pode se submeter à segunda chamada, conforme calendário anual. Além das quatro ACI, há uma avaliação de caráter explicitamente interdisciplinar, que compõe uma quinta nota para a média final. Esta quinta nota, chamada de nota de conceito, é composta por dois instrumentos que são desenvolvidos nas atividades curriculares AAP- Portfólio Educacional e o trabalho desenvolvido no Núcleo de Atividades Integradas (NAI). Ambos os instrumentos são regidos por concepções e orientações próprias. A nota de conceito exibe a seguinte composição: Nota do NAI (de 0 a 5,0) + Portfólio (de 0 a 5,0). Desta maneira, a média final (MF) em cada componente curricular é calculada de acordo com a seguinte equação: [ (1ª aval. + 2ª aval. + 3ª aval. + 4ª aval.) x 2] + Conceito 9 O Coeficiente de Rendimento (CR) do estudante é calculado pela média aritmética utilizando as notas finais das disciplinas concluídas.
CFF – Conselho Federal de Farmácia CRF-RJ - Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro ANFARMAG - Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais SBRAFH - Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva CNS - Conselho Nacional de Saúde DAF - Departamento de Assistência Farmacêutica DATASUS ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária SBE - Portal de Saúde Baseada em Evidências Pfarma - Portal Farmacêutico Farmacopéia Brasileira 5º Edição - 2010 Períodicos Capes
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