Encontro Microrregional do Crea-RJ no Unifeso prepara propostas para Congressos de Profissionais

05-06-2019

O Sistema Confea/Crea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea, instituído juntamente com os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – Crea) começou a realizar os debates preparatórios para o Congresso Estadual de Profissionais (CEP) e para o 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), cujo tema é “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. Os encontros são uma oportunidade para discussão e apresentação de propostas políticas, estratégias e planos de ação, programas de atuação e reafirmação do papel dos profissionais da área da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia na retomada do crescimento do país.

Para a realização do CNP, entretanto, duas etapas preparatórias acontecem em todas as regiões, promovidas pelos Crea de cada estado: os Encontros Regionais e o Congresso Estadual de Profissionais (CEP). No Rio de Janeiro, o Campus Quinta do Paraíso do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) sediou, dia 29 de maio, o 10º Encontro Estadual de Profissionais do Rio de Janeiro – Encontros Microrregionais. O evento reuniu profissionais de engenharia da região e estudantes com o intuito de a discutir temas, aprovar propostas e teses, bem como eleger os delegados regionais para o Congresso Estadual.

A abertura do evento foi realizada pelo engenheiro Luiz Antônio Cosenza, Presidente do CREA-RJ. “A ideia nossa foi fazer o máximo possível para possibilitar a participação dos profissionais de todas as regiões, já que nem sempre é possível para todos estarem na sede no Rio de Janeiro”, explicou. Ao conhecer a infraestrutura do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) do Unifeso, ele se mostrou bem surpreso. “Geralmente vemos faculdades em prédios, e aqui foi uma novidade para mim toda essa estrutura vertical. Ao me deparar com estes laboratórios instalados para o curso de Engenharia Civil, fico pensando como pode haver cursos 100% a distância na engenharia. Essa questão da formação do engenheiro civil em cursos totalmente EAD ainda é muito discutida nos Conselho”, notou o presidente.

“Essa integração do Crea-RJ com o curso é fundamental, pois os profissionais têm que ter o intercâmbio com o nosso órgão fiscalizador, e este é o momento de se apresentar propostas para que o conselho possa, cada vez mais, se modernizar nas ações e se adequar às demandas interioranas”, observou o professor Heleno Miranda, coordenador do curso de Engenharia Civil do Unifeso.

Congresso Estadual de Profissionais - CEP

O CEP está previsto para acontecer dia 13 de julho na cidade do Rio de Janeiro. Ele tem o objetivo propiciar uma maior integração do Sistema Confea/Crea com a sociedade, por meio da apresentação de propostas dos eixos temáticos, indicados pelo Confea, que neste ano são “Inovações Tecnológicas – Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia”; “Recursos Naturais – O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade”; “Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia”; “Atuação Profissional – Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileiras”; e a “Atuação das empresas de Engenharia – Governança das empresas de Engenharia e obras públicas”.

Os resultados dos congressos estaduais serão levados à votação no Congresso Nacional de Profissionais, que ocorrerá em Palmas (TO), nos dias 20 e 21 de setembro.

Vestibular com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de vestibular do curso de Engenharia Civil do Unifeso, nas modalidades Agendamento e ENEM. O candidato deve se inscrever gratuitamente no processo seletivo pelo site ou diretamente na Central de Matrícula e Relacionamento, localizada no campus Antônio Paulo Capanema de Souza, no bairro do Alto, até 2 de agosto de 2019.