Unifeso - Cursos do Unifeso têm excelente desempenho no Conceito Preliminar de Curso do MEC; Direito fica em 4º lugar entre 94 instituições avaliadas no estado do RJ

05-04-2024

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta terça-feira, 2 de abril, indicadores que conceituam a qualidade da educação superior referente ao ano de 2022, com transmissão ao vivo. Entre os indicadores divulgados pelo Inep está o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que soma a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), valor agregado pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas pela instituição para o desenvolvimento do processo formativo. O conceito avalia o curso em uma escala de 1 a 5.

Dos mais de 700 cursos avaliados, de diversas instituições do Rio de Janeiro, os presenciais de Ciências Contábeis, Direito e Administração, do Centro Educacional Serra dos Órgãos (Unifeso), ficaram entre os mais bem avaliados, com conceito 4, contemplando o ranking entre os melhores cursos do estado do Rio. Vivian Paim, Diretora Acadêmica das Ciências Humanas e Tecnológicas (DACHT), responsável pelos três cursos, com melhor desempenho, disse que o resultado reflete o trabalho em equipe da instituição. “O resultado é fruto de um trabalho integrado de estudantes, docentes, equipe de gestão e setores de apoio. O excelente desempenho chancela a qualidade de ensino do Unifeso e dos referidos cursos que, rotineiramente, recebem avaliações externas que os classificam entre os melhores do estado”, concluiu orgulhosa.

O curso presencial do Unifeso que teve excelente desempenho foi o de Direito. Entre 94 instituições qualificadas pelo Inep, a graduação de Direito no Unifeso ficou em 4º lugar do Estado como um dos melhores. O resultado foi motivo de muito orgulho para o professor e coordenador, Lucas Baffi, que lembrou que, mesmo em meio a pandemia, o curso pôde manter a qualidade de ensino e ser reconhecido. “Ao longo desse período, muitos avanços foram conquistados, mesmo diante cenários difíceis como a pandemia de Covid-19, e esse resultado positivo é fruto do trabalho coletivo em prol da qualidade do nosso ensino”, e completou “essa conquista é muito importante para o curso de Direito e para todo o Unifeso, pois demonstra nosso esforço coletivo na busca do aprimoramento permanente do processo de ensino-aprendizagem, permitindo que nosso curso alcance o nível de excelência pelo Ministério da Educação”.

O curso de Ciências Contábeis ficou em 1º lugar do estado entre 76 instituições avaliadas. Quem estava à frente da coordenação do curso no período da avaliação era Jucimar Secchin, professor há 33 anos, com uma década de experiência em coordenação. Ele recordou o processo e descreveu o sentimento com o resultado final. “Extremamente feliz e realizado com estes resultados esplêndidos, apesar de muita ansiedade, pois as turmas experimentaram as dificuldades impostas por uma pandemia de 2 anos ao longo de suas graduações, e fomos resilientes o suficiente para esta performance. Gostaria de ressaltar o apoio full recebido pela Reitoria e pela Direção Acadêmica, em todos os momentos, onde além de nosso ritmo intenso de aulas, realizamos diversas atividades acadêmicas, tais como oficinas de capacitação de leitura rápida, de resolução de questões, desafios acadêmicos, workshops, avaliações diversas, inclusive, nosso sensacional ‘Teste de Progresso’ envolvendo nossos corpos docente e discente.Também agradecer a todo Unifeso, em seus diversos setores técnico e administrativo, que estiveram conosco durante esta jornada vitoriosa, sempre dispostos a colaborar no que fosse por nós demandado. E de forma especial agradecer ao nosso corpo docente, meus colegas professores e, sobremaneira, naturalmente, as nossas estrelas da Cia, os protagonistas de nossa atividade fim e objetivo maior, nossos estudantes. Vocês arrasaram. Sempre entre os melhores.Parabéns!!”, concluiu animado. Em 2022, Secchin também estava como coordenador do curso de Administração, que teve conceito 4, e ficou em 11º lugar do estado, de 126 instituições analisadas no período.

Por Paola Oliveira