Unifeso - Egressa de Enfermagem abraçou a oncologia e o compromisso de promover o conhecimento sobre o câncer

29-06-2023

Mariana Pinto Ferreira se graduou no curso de Enfermagem, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em 2009, e a partir daí começou uma trajetória profissional de sucesso. Em 2010, ela iniciou a Residência Multiprofissional em Oncologia no Instituto Nacional do Câncer (INCA).

“Foram dois anos de muito aprendizado. Abracei a oncologia e o compromisso de atuar promovendo o conhecimento sobre câncer”, relata a egressa do Unifeso.

Ainda em 2012, Mariana iniciou no centro de pesquisa do INCA como aluna de pós-residência. O projeto tinha como objetivo promover a aproximação dos profissionais da assistência com a pesquisa. “Ali iniciei a minha carreira acadêmica e ingressei em um grupo de pesquisa que desenvolve pesquisas sobre vírus oncogênicos”, conta.

Em 2015, ela iniciou o mestrado desenvolvendo um projeto com o tema HIV e câncer. Em 2017 começou o doutorado seguindo essa mesma linha de pesquisa. Atualmente, Mariana é pós-doutoranda no Centro de Pesquisa Clínica do INCA.