Unifeso - Estudantes de ArqUrb se reúnem com Prefeitura e Associação de Moradores para a devolutiva de propostas de habitação, urbanismo e paisagismo para o Caleme

26-07-2023

No dia 10 de julho, estudantes dos 7º e 9º períodos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifeso, juntamente com os professores Leticia Prudente e Luiz Antonio, reuniram-se com representantes da Secretaria do Planejamento e da Associação de Moradores e Amigos do Caleme (AMAC), no campus Quinta do Paraíso, para a devolutiva e a discussão de desafios e de potencialidades de habitação e de espaços públicos no bairro, bem como possíveis encaminhamentos, como um e-book das propostas a ser impresso e doado para ambos os agentes.

De acordo com a professora Letícia, que é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, “foram desenvolvidas análises dos potenciais da paisagem do bairro, com 18 propostas de projetos paisagísticos que propõem o uso e a ocupação de espaços públicos e privados como áreas de lazer, parques e praças, que valorizam a paisagem e respondem às demandas de equipamentos públicos carentes no bairro”. Segundo a professora, também foram desenvolvidas 11 propostas de Habitação de Interesse Social (HIS) também com espaços públicos, respondendo a questões complexas de topografia associadas a praças e parques. Leticia destacou ainda que “todos os trabalhos foram sensíveis às questões socioambientais e com propostas de uso e ocupação das áreas limítrofes aos parques, a fim de barrar a expansão urbana”.

O movimento faz parte de uma atividade de curricularização da extensão, que contempla quatro disciplinas e duas turmas, e começou no início do ano, quando ambos agentes externos tiveram contato com os alunos para alinhamento das demandas locais e articulação destas nas análises e no desenvolvimento de projetos das disciplinas do 7º período (Projeto de Arquitetura IV e Urbanismo I) e do 9º período (Arquitetura da Paisagem e Planejamento Urbano e Regional).

Relembre

No fim de março, a Secretaria de Planejamento fez uma apresentação do Projeto REURB e sugeriu um terreno que talvez seja adquirido pela Prefeitura para fins de HIS. “Há um processo jurídico do Ministério Público que exige que a prefeitura faça a regularização fundiária do bairro Caleme e disponibiliza habitações para as famílias que foram atingidas na catástrofe de 2011. Este terreno foi o espaço previsto para as propostas de HIS”, contou a professora Letícia.

No início de abril, os professores Leticia, Luiz Antonio e Pedro, junto com os alunos de ambas as turmas, fizeram uma visita técnica ao bairro, sendo recebidos pela presidente da AMAC e conhecendo diferentes locais do Caleme. Na ocasião, foram feitas entrevistas e ouvidas as demandas do bairro. Saiba mais aqui.